BlackBerry processa Facebook contra violação de patentes no app de mensagens

Um relatório publicado pela Reuters afirmando que a BlackBerry apresentou uma ação de violação de patente contra o Facebook (WhatsApp e Instagram) nos tribunais de Los Angeles.

A BlackBerry, portanto, está processando o Face sobre as patentes que detém na tecnologia do BlackBerry Messenger. Quem é usuário antigo, sabe muito bem que o BBM foi um dos pioneiros na plataforma de mensagens móveis em smartphones.

Temos uma forte afirmação de que o Facebook violou a nossa propriedade intelectual e depois de vários anos de diálogo temos a obrigação de procurar meios legais e adequados para buscar uma solução e resolução deste ato“, disse a porta-voz da BlackBerry Sarah McKiney, em um comunicado.

A BlackBerry acredita que o Facebook usou e se beneficiou com o uso de muitas das patentes por trás do BBM.

O fato aqui, é o que eu mesmo já falei em vários artigos de outros blogs quando falam que o WhatsApp está lançando uma nova funcionalidade no seu aplicativo, de que Mark Zuckerberg é um ladrão de direitos autorais, ele infringe as regras e rouba funcionalidades de aplicativos rivais para beneficiar-se nos seus próprios aplicativos. Alias, aplicativos esses que ele apenas compra de outros, ao invés de criar algo do 0 ele sempre rouba né..

O BBM é o seu maior aliado no crescimento do WhatsApp. Tenho que concordar de que a BlackBerry e seu CEO John Chen parou no tempo, alias, bem antes do Chen, os antigos CEOs Mike Lazaridis e Jim Balsillie largaram mão da marca e acabaram afundando o que restava. Depois veio o coitado do Thorsten Heins e acabou de foder com tudo e não deixaram a maçã e o robozinho tomarem conta do mercado, até que chegou o WhatsApp e anda roubando todas as funcionalidades do BBM e que está dando certo pra ele, e isso que importa. Um processo desse não anda, pois o facebook é gigante e infelizmente a BlackBerry não tem poder para tal. Eles sempre acham uma brecha na lei.

Uma pena saber que Facebook é ladrão de patentes…

Mas eles também enviaram um comunicado sobre a ação da BlackBerry

O fato da BlackBerry reflete tristemente seu estado atual sob seus negócios de mensagens. Tendo abandonado seus esforços para inovar, a BlackBerry agora procura impor a inovação dos outros. Só temos a intenção de lutar”, disse em nota o vice-conselheiro geral do Facebook, Paul Grewal.

Eu particularmente quero ver o encejo dessa ação. Na nota de Paul eu tenho que concordar de que a BlackBerry abandonou mesmo seus esforços de inovação, pois se tivessem tido um pouco mais de vontade, eles teriam alavancado o BB10 e o BBM de uma forma estrondosa e não estariam saindo dessa área nem deixando as duas plataformas morrerem. Ainda que eles estão inovando a versão do Android e iOS, pelo menos nesse ponto estão fazendo alguma coisa com o BBM ainda, tentando fazer ele ser reconhecido, mas eu particularmente acho que agora é tarde pra tentar fazer isso..

Já tiveram sua chance, agora virou somente mais um aplicativo como Telegram, Viber e WeChat.

Vamos ver como vai ser. Se você também quiser acompanhar o processo, veja neste link aqui.

Comente =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.