BlackBerry Q10 Review

Iaeee galerinha…

Vim trazer um pequeno review do BlackBerry Q10. Depois de ter feito um, também pequeno do BlackBerry Z10 (veja clicandoa aqui). Agora, trago do BlackBerry com teclado QWERTY. Veja abaixo as especificações do aparelho, principais características, o sistema que é 10 e os aplicativos rodando no aparelho. Também um pouco sobre seu hardware, assim como câmera, teclado, touch e etc…

Espero que seja bem explicativo, para você tirar todas as suas dúvidas sobre ele e que possa, quem sabe, adquirir o aparelho.

Nós da BlackBerry Magazine como sempre estamos na frente de nossos concorrentes, por isso não deixamos de ser o melhor portal sobre o BlackBerry no Brasil (modestia parte). Portanto, viaje junto com agente por dentro do Q10.

Eu, particularmente, sou aficcionado pelos modelos com teclado físico QWERTY. Não me adapto ao teclado touch, é o único defeito do Full Touch, o teclado virtual, eu prefiro muito mais o teclado físico, principalmente enquanto agente está no volante, podemos ter a melhor experiência em digitação no teclado físico do que um teclado virtual… Mas, há quem goste.

O BlackBerry Q10 é o primeiro BlackBerry 10 com teclado físico, permanecendo-se fiel ao famoso teclado QWERTY que fez a marca ter a melhor experiência de usuário final. O Q10 combina o fator de forma em Barra, icônica, dos telefones mais antigos do mesmo formato, porém ele vem com um novo design, mais elegante e alimentado pelo novo sistema BlackBerry 10.

O Novo Sistema é 10

Como já disse e digo, eu sou suspeito em falar sobre BlackBerry, sempre fui. Conheço a história da empresa e da marca de cabo a rabo e já tive a oportunidade de utilizar vários de seus modelos, que com o tempo foram evoluindo e muito, até que ficou um tempinho parado no tempo. Hoje com o sistema atual, o BlackBerry 10, veio para mudar a cara e mostrar ao mundo o que é um sistema operacional funcional, suave…

Como um pacote simplesmente completo, o BlackBerry 10 é voltado a usuários que gostam de facilidade, usabilidade e acessibilidade. O Z10 liderou o caminho para mostrar ao mundo que o BlackBerry poderia brigar de frente com os outros pesos pesados touchs pelo mundo a fora ao invez de se fixar ao teclado QWERTY, como todos os dispositivos touch anteriores do BlackBerry tinha feito. Agora o Z10 criou essa fundação de touch sem deixar de ser uma experiência agradável, o Q10 é para nós que não vive sem teclado físico…

Sistema operacional vem com ícones perfeitos, que se deslizam suavemente e abrem com uma velocidade incrível. No modelo Q10 já vem equipado com o Sistema 10.1. Esta atualização apresenta uma série de melhorias específicas para o design com teclado físico, incluindo suporte para atalhos do teclado. Além de muitos dos atalhos do teclado já estarem presentes. Também foi introduzido os atalhos Instant Action na tela, que lhe permite pesquisar por um aplicativo e saltar diretamente pra ele.

Muitos dos aplicativos nativos do Q10 também aproveitam o tema escuro que também ajuda a maximizar a vida da bateria, dado o seu display AMOLED (não sabe o que é AMOLED, leia mais abaixo).

O OS 10.1 oferece políticas de TI e controles adicionais para os clientes que se conectam via BES (BlackBerry Entrerprise Server). Isso restaura grande parte da utilidade do aparelho para as empresas que precisam ter controle sobre os dispositivos dos funcionários. Isso significa ter grande facilidade em desativar recursos e acompanhar/monitorar o que o usuário anda fazendo, exigência de grandes empresas, principalmente governamentais.

Durante os próximos dias vocês irão ter a melhor experiência de usuário, iremos falar tudo sobre esse magnifico sistema.

Características do BlackBerry Q10

O Q10 está equipado com uma tela de 3.1 polegadas, 720×720 em 330 pixels por polegada. Para efeitos de comparação, o visor do Z10 é de 4.2 polegadas e 1280×768, que funciona a 355 ppi, enquanto o iPhone 5 é de 4 polegadas e 326 ppi em 1136×640 pixels. A nitidez de exibição do Q10 é muito superior que qualquer um.

Veja uma imagem que fala melhor:

O Q10 está acima de qualquer aparelho BlackBerry já desenvolvido. quando se trata de especificações então, nem se fala.

Com um processador de 1,5 GHz dual-core e 2GB de RAM com 16GB de memória interna.

Equipado também com uma câmera mais superior, de 8 megapixels na parte de trás com auto-focus (não EDOF) e um de 2 megapixels na câmera frontal.

LTE, Wi-Fi, GPS, NFC. Todos estão incluidos no hardware do Q10. A tela touch AMOLED e teclado físico QWERTY completo. Nas laterais você encontra, os botões de volumes do lado direito. O botão power na parte de cima e do lado esquerdo duas portas de entrada, a Porta USB e a porta HDMI mini, assim como a entrada do fone de ouvido de 3,5 milímetros, veja imagem abaixo:

A bateria no Q10 realmente é duradoura, você vai perceber a diferença, alias é uma das coisas que mais se destaca no aparelho, é o tamanho da bateria do Q10. Entrando em 2100 mAh, é maior do que qualquer bateria de BlackBerry. Enquanto a bateria do Bold 9900 é de 1230 mAh e a do Z10 é de 1800 mAh, você vai perceber uma vida útil maior da bateria assim que Q10.

O modelo da bateria do Q10 é NX1, veja :

Sobre o Touch

Embora menor do que no Z10, o touchscreen do Q10 é muito liso, super sensivel e afiado, perfeito. A tela Super AMOLED mostra o sistema operacional 10 em toda sua glória. É brilhante, forte e afiado de cima a baixo.

Mas, o que é AMOLED cara?

Pra quem não sabe, as telas AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode) contam com quatro camadas: uma de ânodo, uma orgânica, uma de cátodo e outra com os circuitos TFT, são capazes de ligar e desligar seus pixels três vezes mais rápido do que outras mais comuns, o que permite a exibição mais fluída de filmes e imagens de bastante movimentação. Ainda não é equipado com a tela Super AMOLED.

O Teclado QWERTY

O teclado do Q10 é praticamente igual ao do Bold 9900, porém ele tem algumas exceções. As teclas individuais do Q10 são significativamente maiores do que as do Bold 9900. Ao invez de uma lijeira curvatura no traçado do Bold 9900, o Q10 está completamente em linha reta.

A disposição das teclas permanece fiél ao estilo BlackBerry. Um conjunto de teclas QWERTY com botões de ALTernancia e teclas de simbolo. Enfim, é um perfeito teclado simples e fácil de digitar, além de suave e delicioso.

E sobre os botões padrão e o trackpad ??

O trackpad e os 4 botões de navegação foram, desde sempre, um simbolo dos smartphones BlackBerry desde que apareceu pela primeira vez equipado no BlackBerry Curve 8520 e tem sido usado em todos os modelos de BlackBerry lançados desde então.

Quando você coloca a mão no Q10, já nota um pouco de diferença, faz falta essas teclas e o trackpad, realmente, no início você vai achar estranho, sem querer você vai tocar na tela e só então perceber que ele não possui mais essas teclas. Eu passei por isso várias vezes nos primeiros 2 ou 3 dias, mas depois agente se acostuma.

O problema é se você continuar com dois aparelhos, por exemplo no meu caso, o Q10 e o Bold 9900. Ao se usar o Bold 9900 eu acabo querendo desbloquear a tela deslizando o dedo de baixo para cima.. É meio doido, mas acontece e vai acontecer com você também, caso queira ficar com dois aparelhos é claro.

A Câmera no BlackBerry Q10

Simplesmente perfeita. A qualidade da foto, de 8 megapixels da câmera traseira é impressionante, principalmente em um ambiente bonito, como uma praia, um mar ou um lugar aberto, a foto sai perfeita. Veja uma foto do 7º Andar da minha empresa: (CLIQUE PARA AMPLIAR)

A câmera possui modo HDR, auto-focus e gravação de vídeo 1080p. Para quem não conhece, HDR significa High Dynamic Range. Neste modo, a câmera tira várias fotos em vários níveis de exposição e os laços juntos. Isso garante que você pode obter uma imagem completa – fundos brilhantes não são apagados, e as áreas mais escuras não são manchas irreconhecíveis.

A câmera frontal de 2 megapixeis grava vídeos de 720p. Serve muito bem para utilização no BBM Vídeo Chat, Skype e chamadas de vídeo.

Enfim, a câmera é perfeita. No decorrer dos dias, iremos falando mais sobre a câmera, suas qualidades, seus benefícios e a função mais interessante que é a de fazer foto e ainda te da opção de mexer, tirando o famoso “olho fechado”.

LTE Q10

O Q10 é um dispositivo 4G e foi habilitado pra isso. Se você tem um LTE na sua área, então você está com sorte. Tendo LTE torna o dispositivo mais veloz na questão de navegabilidade, isso realmente faz a diferença, a velocidade é impressionante.

Infelizmente aqui na minha cidade não temos o 4G então não consegui testar. Mas a dica mais importante que deixo aqui pra você que quer adquirir um BlackBerry Q10 é verificar suas informações se ele tem a seguinte especificação, precisa ser compativel com o 4G no Brasil. Todo mundo sabe que tem várias freqüências e que o Brasil usa a mesma frequencia da europa de 2.5GHz e nos Estados Unidos utilizam 700MHz e por ai vai. Então se você trazer um aparelho dos estados unidos não vai funcionar aqui no Brasil e vice-versa. Tome cuidado com as especificações e, o que identifica que ele vai funcionar no Brasil tem as específicações de SQN, o Q10 precisa ser SQN 100-3. Prestem bastante atenção…

Memória

O Q10 possui uma memória excelente de 2GB de RAM interno pra manter as coisas funcionando em perfeita velocidade e aguentar o tranco dos aplicativos pesados. Essa memória é responsável pela abertura dos aplicativos e jogos, responsável por manter os aplicativos abertos ao mesmo tempo sem perder recursos e sem deixar o aparelho travar.

Possui 16GM de memória interna, esse espaço já é utilizado para instalação de aplicativos, é um ótimo espaço, acho que da pra instalar vários aplicativos sem perder nenhum espaço. Tem espaço de sobra, até porque ninguém é charópe de ficar instalando um monte de aplicativo sem utilidade… No meu caso eu instalo os aplicativos por curiosidade mas desinstalo em seguida, a sua maioria para fazer algum review aqui no portal. Mas dica, não instale o que não vai usar.

As fotos e vídeos você pode usar um cartão de memória da sua escolha, ele aceita cartão MicroSD de até 64GB, então não use o espaço disponível pra aplicativos para guardar fotos ou vídeos, utilize um cartão de memória pra isso.

Conectividade

O Q10 tem Bluetooth 4.0, GPS, NFC e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n com hotspot móvel que você pode conectar até 8 dispositivos com esse recurso de hotspot, contanto que ele esteja habilitado em seu plano da operadora. Fiz o teste com um Playbook conectado em Hotspot e o Bold 9900 e funcionou perfeitamente. Quando tiver a oportunidade de testar em LTE farei imediatamente.

Ele tem o suporte DLNA. É um recurso subestimado que permite que você conecte a outros dispositivos DLNA com suporte para streaming de músicas e vídeos pra tvs e aparelhos de som, e outros meios de suporte. Para algo mais simples você pode conectar o Pluug MicroHDMI direto na sua TV também… É a mesma entrada do HDMI do Playbook, caso você o tenha, pode usar tranquilamente.

Também possui conexão 3G, 2G e etc… Eu fui em uma loja da vivo e fiz um plano básico de internet, o Vivo On com valor de 27,00 reais por mês e funcionou perfeitamente no BlackBerry, em 3g, funciona muito bem, consigo receber meus e-mails e também falar no BBM, Facebook, Twitter e tudo que eu posso fazer… Muito bom.

O BlackBerry OS 10

O BlackBerry Q10 e Z10 possuem um sistema operacional completo, complexo e cheio de opções. Um desejo de consumo de qualquer fan que preza pela qualidade em um sistema operacional sólido. Você vai ver isso aqui nesse tópico =)

Depois que já leram o review sobre o BlackBerry Q10 resolvi, como disse no próprio tópico, fazer um review meio que separado, ou seja, falei um pouco sobre algumas características do Q10 no tópico anterior, mas não falei a fundo de tudo. Então aqui vim falar um pouco do software que acompanha o aparelho, ou seja, o SISTEMA OPERACIONAL 10.

O Desempenho

O Q10 é impressionante no geral. Assim que coloquei as mãos nele eu não consegui soltar mais, acabei me apaixonando, amor a primeira vista rsrs. Ele tem tudo que você deseja em um smartphone, sem preocupações com lentidões, lags e etc…
Pra quem usa o Z10 vai sentir um pouco de diferença na temperatura da bateria e principalmente quando se usa a câmera, mas no Q10 você pode abrir qualquer aplicativo e ele não trava no meio do caminho, ele é simplesmente veloz, muito veloz. O Q10 vale o valor cobrado, cada centavo, sério!!!

Interface de usuário

A Interface é ótima, fácil de navegar e uma boa usabilidade. As telas são dispostas na horizontal, ou seja, deslizando o dedo da direita para a esquerda e vice-versa.

Para iniciar, da esquerda para a direita é o famoso Hub, onde as mensagens são armazenadas. Alias, não são apenas as mensagens que são armazenadas ai, o Hub é um local de armazenamento de tudo quanto é mensagens que você recebe no celular, e-mail, SMS, Facebook, Twitter e muitos outros, assim como telefonemas recebidos, realizados, assim como se você tem um aplicativo como WhatsApp ou Linkedin, também irá mostrar no BlackBerry Hub.

A próxima tela, depois do BlackBerry Hub, é a tela de multitarefa, onde ficam aberto até oito aplicativos funcionando ativamente, todos minimizados. Todos os quadros podem muitas vezes mostrar informações sem necessitar abri-los.

A grande máginca do BlackBerry OS 10 é a interface baseada gestos, então, para voltar a tela inicial você passa de um lado para o outro na horizontal, ou caso esteja com um aplicativo aberto em fullscreen, a sacada é passar o dedo debaixo para cima e você volta para a tela inicial de multitarefa.

Essa façanha de gestos nesse novo OS descarta totalmente os tão conhecidos Trackpads e botões de voltar, entre outros.

O Q10 possui uma navegação dinâmica que você pode tanto pular de aplicativos usando gestos na tela touch ou usar o teclado como atalho. Embora os dispositivos mais antigos, como o Bold 9900 já possui a navegação de trackpad em junção com touchscreen, no Q10 você não tem o trackpad. Pelo teclado você tem a opção de utilizar o Instant Action, então ao invez de você abrir um aplicativo ou ir procurar o mesmo utilizando a tela touch, você pode utilizar o teclado e o Instant Action para pesquisar o aplicativo que deseja e ele vem até você.

É uma espécie de atalho / Universal Search Mashup.

Na tela inicial de multitarefa, os ícones dos aplicativos ficam um pouco grande na home, por isso aparecem apenas 4 ícones, mas se deslizar o dedo para cima, caso tenha mais aplicativos abertos, eles aparecerão. Na verdade podemos chama-los de frames ativos,

Abaixo, entre as telas de aplicativos, multitarefa e Hub, você encontra um ícone de foto e outro de telefone respectivamente, onde o ícone de foto te da a opção da Câmera, que irei falar dela em outro tópico, e também a opção de telefone, onde você pode fazer ligações, mostra log de chamadas feitas e recebidas e até as chamadas perdidas, e assim vai…

O BlackBerry Hub

Esse é um dos maiores recursos no BlackBerry 10. Em essência, o Hub é o local de carga pra toda sas suas mensagens recebidas, é mais do que um simples local de recepção.

Todos os seus e-mails, SMSs, BBM (BlackBerry Messenger), mensagens do Linkedin, Facebook, Twitter e também do WhatsApp vão todos para o mesmo lugar. Notificações do Foursquare também caem lá.

Você tem tudo na mão, mas também tem a opção de escolher o que vai sincronizar dentro do Hub.

Dentro, você pode alterar entre ver tudo em um só lugar ou pode escolher o que deseja ver, se apenas os e-mails (de uma conta ou de outra), se apenas mensagens do facebook ou apenas mensagens do BBM, você tem o livre arbitrio.

O Hub é acessado facilmente deslizando o dedo apartir da tela de multitarefa (já falado anteriormente), ou pode partir de qualquer outro aplicativo que esteja aberto, basta deslizar o dedo debaixo pra cima em qualquer aplicativo, ele vai se levantar e você pode jogar para a direita, e como um passe de mágica você está dentro do BlackBerry Hub.

O interessante dessa função é que você não necessariamente precisa partir para o Hub, caso você tenha apenas curiosidade de saber o que chegou, após algum som notificador, basta fazer o mesmo gesto, mas não solte, apenas deslize o dedo para cima e arraste para a direita, mas não solte, e você pode olhar dentro do Hub e verificar o que tem de novo.

Caso interesse, pode soltar e, responder o e-mail ou a mensagem, e depois volte para o aplicativo anteriormente aberto apenas deslizando o dedo da direita para a esquerda sucessivamente.

E-mails, calendários e contatos…

O BlackBerry 10 suporta praticamente qualquer serviço de e-mail que você deseja configurar.

Ele aceita Gmail, Yahoo!, Outlook.com, Exchange ActiveSync, IMAP e POP. O BlackBerry faz o trabalho duro na configuração e é assim na maioria dos casos. Você só precisa digitar seu e-mail e a senha e pronto, ele vai buscar a configuração exata do seu servidor.

A adição útil no BBOS 10.1 é a capacidade de procurar e-mails além dos últimos 30 dias para contas do ActiveSync. Essa característica também está chegando para contas IMAP e POP.

Outra adição no OS 10.1 é a capacidade de visualizar e-mails que foram anexados a outros e-mails, um recurso quase nunca usado, mas importante para muitos ambientes corporativos. Ao compor um novo e-mail, você recebe sugestões de contato dentro do seu livro de endereços. Mensagens de PIN também foi dobrado no BB Hub =). Tudo pra facilitar a nossa vida, a BlackBerry pensou, e pensou lindamente.

Notificações

As notificações no Q10 obteve algumas mudanças, você agora pode adicionar alertas mais personalizados para contatos individuais. O BB 10.1 permite que você adicione um toque de telefone personalizado, toque de mensagem e toque do BBM e também em SMS. Você pode também alterar a sequencia de vibração, assim você pode colocar ele pra vibrar de 1 até 5 vezes, ou deixar em 0 para não vibrar.

Recursos de segurança

O Q10, ou o Z10, alias, o Sistema 10.1 não fica fora do lance quando o assunto é segurança. Ele contem os mesmos indices de segurança dos sistemas operacionais anteriores, colocando-se em consideração a praticidade na configuração dessas proteções.

O BB OS 10, vem com uma opção de controle Parentais, como no sistema 6.0 em diante, porém ele vem com mais opções e bem melhorado, com mais opções de bloqueios e controle.

BB 10.1 – Navegador

O navegador do Q10 e Z10 fazem muito bem o trabalho. Apesar de no Q10 a tela ser menor que no Z10 (imagens abaixo), a diferença não é muita, pelo menos não em recursos.

O Q10 possui uma boa qualidade. Você pode navegar usando o touch e o recurso pinch-to-zoom.

O navegador do BlackBerry 10 é um dos melhores que existem hoje em sistemas mobiles. O seu suporte ao Flash torna o navegador com uma ótima usabilidade. Ele também suporte sites em HTML 5 e toda interface disponível atualizada hoje em dia no mundo web.

Caso você acesse um site pesado em Flash, o navegador automaticamente bloqueia a abertura da animação, mas aparece um pop-up no web-browser te dando opção de ativar/desativar o flash, assim você pode escolher se quer ver a animação ou não. MUITO INTELIGENTE, NÃO??

Veja imagem abaixo no Z10 e no Q10, fiz o teste no site SpeedTest.net utilizando o navegador no sistema atualizado dos dois. O Suporte ao Flash, como falei continua ativo =).

Minha conexão é da GVT em São Paulo e em casa uso a velocidade de 15mbps. Lembrando que o resultado é todo via wifi onde as vezes o sinal pode ser cortado, ele detectou quase 100% da conexão ativa, isso porque estou conectado um Notebook, o Playbook, 3 BlackBerrys e o sintonizador da GVT que também puxa a conexão….

No Q10

No Z10

BBM – BlackBerry Messenger

O BBM veio muito melhor nessa versão do BlackBerry 10. Possui conversa por vóz e o incrível BBM Vídeo. É realmente um recurso muito bom.

Assim como no skype, você pode conversar por vídeo entre seus contatos do BBM, e claro que os mesmos precisam possuir o BlackBerry 10 pois esse recurso é apenas para o OS 10.1.

A BlackBerry trabalhou duro para se certificar que o BBM permaneça no topo de sua lista de desejos e você pode ver o resultado no Q10 ou Z10.

Ele é simplesmente completo. Tem funções incríveis, você pode criar grupos e para entrar em um grupo por um QR Code é muito mais rápido do que nas versões anteriores.

BlackBerry World

Tudo o que você quiser você pode achar na loja de aplicativos oficial da BlackBerry, o BlackBerry World.

A loja hoje possui mais de 100 mil aplicativos e jogos disponíveis para BlackBerry 10, embora nem todos ainda foram atualizados para o modelo Q10, você vai encontrar muitos dos melhores aplicativos prontos, como Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare, NY Times, entre outros…

A nova relação do aspecto 01:01 no visor do BlackBerry Q10 mostrar que haverá um pouco de atraso de novos aplicativos para este modelos a serem autorizados, especialmente jogos.

Para o Z10, por ser o primeiro a ser lançado, o fóco principal foi pra ele, tendo-se então a maioria dos apps disponíveis para ele, principalmente o Skype que ainda é beta no Q10, mas que já funciona muitos de suas opções.

Tendo em vista também que os aplicativos no BlackBerry World só tendem a aumentar, com essas BlackBerry Jam Sessions que estão acontecendos, desde o ano passado, em muitos paises, principalmente no Brasil, mostra que a BlackBerry está investindo pesado e chamando a anteção de novos desenvolvedores, que aumentaram drasticamente nos últimos meses, e isso mostra que a tendência é aumentar de aplicativos.

Contando também que essa versão do BlackBerry 10.1 estão sendo acessíveis também para usuários que desenvolvem para Android, pois a migração de aplicativos Android para o BB10 é bem mais fácil hoje, o funcionamento é perfeito, essa parceiria foi muito boa para a BlackBerry pois mostra que eles não ficaram presos nos seus próprios sistemas, e sim abriram para novas tendências. O desenvolvimento de aplicativos e jogos para essa nova versão ficou mais fácil, sendo que pode-se desenvolver em várias linguagens de programação, uma das mais fáceis é o HTML 5 que, aceita muitas funções e o desenvolvimento de aplicações nessa linguagem é fácil e funciona perfeitamente no BB 10 OS.

Lista de aplicativos no BlackBerry

A lista de aplicativos no BlackBerry e sua organização e/ou sua disposição dos ícones é simplesmente fácil de navegar e fácil de encontrar qualquer coisa ali instalado.

A disposição, como falado anteriormente, é navegável na horizontal, deslizando-se os dedos da direita para a esquerda e vice-versa.

Abaixo dessa lista, já mostrado também anteriormente, funciona como atalhos que você pode navegar de um ponto a outro sem a necessidade de rolar a tela até uma certa sessão, ou seja, se no seu BlackBerry possui vários aplicativos instaldos, você irá ter vários lances de telas por conta da quantidade de apps instalados, em cada lance você encontra 12 aplicativos (ícones) dispostos.

Na parte debaixo você encontra alguns pontos, numerados ao tocar, e você pode ir até um certo lance, sem a necessidade de ficar deslizando o dedo até chegar onde você quer, ou seja, se você tem 8 lances de aplicativos, você não precisa deslizar 8 vezes até chegar na última, basta tocar no ponto respectivo ao número do lance desejado e chegará lá rápido, diferente dos smartphones das concorrências, não te trás essa usabilidade e facilidade na navegação entre os aplicativos… Além é claro, do já comentado, Instant Action.

Configurações do Sistema

Nas configurações do Sistema do BlackBerry 10 nós encontramos tudo sobre o sistema operacional, as suas configurações, contas de e-mails, contatos, calendário e etc… Conexões de rede, notificações de som e de led. Encontramos também o controle de volumes principais.

Encontramos também configurações de tela, bloqueio e brilho, assim como configurações da entrada HDMI. Podemos configurar o idioma principal, configurações do teclado, ortografias… Aqui também podemos configurar o BlackBerry ID, porém com uma segurança meio chata. Caso você configura um BBID no início do aparelho, assim que você compra, é obrigado a ter um ID. Esse será o ID que vai utilizar no seu sistema operacional 10. Depois disso, você não pode mais alterar, mesmo entrando nessa opção do BlackBerry ID. Quando tentar alterar, ele vai dar um erro e , geralmente ninguém le mensagem de erro, vai logo clicando no OK e pronto. Ele diz que, caso queira alterar o ID, você precisa fazer um WIPE no aparelho. Então, só resetando o sistema pra poder resetar e alterar o BBID =). Portanto, crie um ID apenas para usar no novo aparelho, pois se está usando o ID em outro aparelho, ele vai transferir tudo para o BBID e no outro BlackBerry você vai perder as configurações. Isso é útil pra você que só vai usar ele, ai sim, caso contrario, como é o meu caso, eu uso dois aparelhos BlackBerry, o Q10 agora e o Bold 9900, então preciso ter 2 IDs, alias, 3, por conta do Playbook.

Além das configurações já ditas, as configurações são inumeras, Seguranças, permissões, senha, limpeza de segurança, data e hora e formato de exibição. Tem a opção de Atualizar o Software, o BB OS 10 tem a opção de baixar automaticamente e recomenda-se, caso haja atualização, baixar conectado em uma rede Wi-Fi para não ter problemas e a conexão do download será feito mais rápida.

Tem configuração da memória interna e o cartão de memória, também podemos configurar o serviço de localização e, para quem tem cartão internacional e conta com dinheiro disponível no PayPal, podemos configurar a opção de pagamento, utilizado na loja BlackBerry World…

Enfim, são inumeras configurações em um só lugar. Irei falar mais a fundo de cada opção das Configurações do Sistema em um tópico específico e dizer pra você o que e para que serve cada opção ali dentro, assim como fiz com para o sistema operacional 5.0 bem completo das suas opções de configurações.

Finalizando…

Galera, ler sobre esse sistema operacional e suas funcionalidades não é a mesma coisa como usar, só usando você vai poder aproveitar todos os recursos e ter a emoção que eu tive e ainda estou tendo em volta desse sistema operacional super poderoso.

Até agora ainda me perco um pouco nas suas opções pois dos sistemas anteriores para esse, além de ter sido um salto enorme, as mudanças foram drásticas, e claro, pra melhor, muito melhor.

O que se fazia no sistema operacional 7.0 você faz mais fácil no sistema operacional 10.1. No BlackBerry Z10 a Interface de Usuário é um pouco diferente do que no BlackBerry Q10, até por conta do tamanho da tela e claro, na tela super fullscreen do Z10 para a tela menor, também touch, mas que traz o Teclado Físico, o teclado que tanto admiramos desde os primórdios das gerações BlackBerrys. Pra quem deseja ter uma experiência que necessite de uma tela maior e que não abre mão do toque na tela, vai ter que escolher o Z10. Mas pra quem, assim como eu, não fica sem o teclado físico QWERTY, tão amado por todos os fans de BlackBerry, além de ser a marca do aparelho, precisa escolher o Q10, até porque a navegabilidade é toda feita através de toque na tela também, porém menor.

O BlackBerry Q10 é um aparelho que veio para ficar, e manter a estrutura da empresa por conta do seu teclado físico, até porque as concorrentes todas não mantiveram essa mesma idéia e todos partiram para o FullTouch.

Eu não abro mão desse modelo, jamais. Lembrando que a usabilidade, só se diferencia pelo tamanho da tela, mas o gosto e a alegria que vai sentir ao mexer em um dos dois, ou ambos, isso sim não vai deixar de aflorar sua face =)

Fiquem atentos, sigam nosso Twitter (@bb_magazine) e curta nossa fanpage no Facebook (www.facebook.com/blackberrymagazine).

Comentem, comentem e qualquer dúvida pode deixar ai no comentário que assim que tiver disposição irei responder..