BlackBerry Classic

Iaeee galeraa

Mais um posto de grande importância para a comunidade Brasileira de BlackBerry.

Esses reviews que fazemos serve pra ajudar o pessoal a escolher o melhor modelo de BlackBerry e comparar todos eles, hoje temos o BlackBerry Classic em mãos e vamos mostrar pra vocês todas as características do aparelho, em performance, em software e principalmente hardware e perfil do mesmo.

Pra quem ainda não ouviu falar do Classic, ele é um modelo Clássico, por isso o nome, pois ele traz junto o famoso e tão conhecido Trackpad em conjunto com seus botões de comando (chamada, menu, TRACKPAD, esc/voltar e desligar).

A BlackBerry retorna as suas raizes trazendo o visual Classico dos BlackBerrys, com um design arrojado e mais potente, incluindo sua antiga tradição com uma moldura de aço inoxidável em volta do seu corpo, com o aro cromado em volta também do teclado para combinar com as bordas do trackpad.

Veja um vídeo de introdução do BlackBerry Classic

 

Onde comprar?

O aparelho hoje está sendo vendido por cerca de $ 449.00 (dolares americanos) e você pode comprar na Amazon ou ShopBlackBerry.com também.

Aqui no Brasil caso tenha interesse nós vendemos, basta entrar em contato conosco pelo facebook ou twitter, ou deixar um comentário aqui neste tópico que retornamos.

Muito se ouvia falar se a BlackBerry deveria ou não desenvolver um aparelho que traz lembranças do passado, muitos reclamaram que a BlackBerry deveria parar de pensar no passado e fazer coisas para o futuro, esquecer do que fez e fazer novas tecnologias, eles fizeram e estão fazendo, porém tiraram o projeto do Classic do papél e colocaram a mão-na-obra, fabricaram o aparelho e ele veio de bom agrado aos maus olhos, pois veio com um design inovador e ao mesmo tempo retro, trazendo o tão famoso trackpad e os botões de comando, onde muitos usuários dos quais estão migrando dos BlackBerrys OS anteriores ao 10 não vão perder seu grande trunfo e ao mesmo tempo usufruir de um poderoso sistema operacional capaz de designar multiplas tarefas, com uma velocidade 50x maior, com um engine super poderoso, além de ter a felicidade de possuir milhares a mais de aplicativos em conjunto com os Apps Android disponíveis e compatíveis com esse poderoso sistema operacional que é o BB10.3, portanto, a BlackBerry está criando um aparelho com vestígios do passado pensando no futuro, no futuro dos usuários antigos… e que venha mais e mais…

Veja o que disse John Chen (CEO da BlackBerry) sobre isso quando lançou o Classic:

”Nos meus primeiros 90 dias de trabalho, sempre ouvimos de nossos clientes antigos que os botões físicos de comando e o trackpad são uma parte essencial de experiência dos BlackBerry QWERTY, que fizeram desse aparelho uma grande ferramenta de produtividade. Eu quero que esses clientes saibam que nós os ouvimos e este novo smartphone, BlackBerry Classic, é para eles”

Vamos ao que interessa…

 

Especificações técnicas

blackberry-classic-blackberrymagazine-1

O Classic foi originalmente conhecido como BlackBerry Q20 e ele vem equipado com uma tela de 3,5’ polegadas Gorilla Glass, um pouco maior do que o BlackBerry Q10, porém mantém a resolução 720×720 pixels quadrado, o aparelho mede 5,1cm de altura, 2,8cm de largura e 0.4cm de espessura, pesando 178 gramas

Traz em seu hardware, um processador de 1.5GHz dual-core Qualcomm Snapdragon S4 MSM8960 (Adreno 225), com 2GB de RAM e 16GB de memória interna e aceita cartão de memória (até 128GB), equipado com o sistema operacional 10.3.1 de fábrica, muito rápido por sinal.

A câmera de 8MB traseira com flashlight, 5 elemento atirador com uma lente F2.2 e na frente uma câmera de 2MP exclusiva para reuniões via BBM Meeting, Skype ou até mesmo para tirar Selfies.
Para captura de vídeo, a câmera traseira pode capturar até 1080p com zoom digital de 5x, enquanto na frente pode capturar até 720p com zoom digital de 3x.

Possui 2 slots, um para o cartão de memória, espansível até 128GB (MicroSD) e um slot para o SIM CARD, é um Nano SIM, assim como do Passport, mais abaixo estaremos falando mais sobre ele.

LTE

Para seu bom funcionamento no Brasil nós recomendamos o modelo SQC100-1 do qual é compatível com o padrão 4G no Brasil, portanto, preste muita atenção na hora de comprar o seu Classic, caso tenha interesse em adquirir um e que vá utilizar o 4G da sua operadora, compre a LTE SQC100-1 ok?

Para completar a lista de especificações e funcionalidades, o Classic também inclui:

  • Bluetooth 4.0 Low Energy
  • NFC com suporte a pagamento móvel e troca de arquivos
  • Wi-Fi Direct, Miracast e DLNA
  • SlimPort para carregamento USB, porém assim como o Passport, não possui saída HDMI, uma pena.
  • Possui GPS e suporte LTE.
  • Tem Wi-Fi em 2.4GHz/5GHz 802.11 a/b/g/b

Teclado Classico

keyboard-classic-blackberrymagazine

O teclado foi projetado pensando nos modelos BlackBerry Bold 9900 e BlackBerry Q10

Se você esta partindo de um BBOS7 como o Bold, não sentira muita diferença com o Classic e não terá problemas na digitação de e-mails longos ou em chats.

--citacao1--bbmagazineA diferença que se vê no Classic em relação aos BlackBerrys tipo Bold 9900, é a curvatura que o Bold possui, o conhecido “sorriso”, que o Classic foi feito em formato de linha reta.

O layout permanece fiel ao estilo BlackBerry, um estilo QWERTY que é a marca da empresa.

Layout tradicional trazendo, da esquerda para a direita, o famoso botão ALT como uma ALTernancia entre as letras e simbolos, em conjunto a usabilidade se torna mais rápida e prática.

Na parte inferior com um botão de SHIFT para alternar entre maiúsculo e minúsculo.

Na parte direita os famosos botões de Enter e Delete, em conjunto com outro teclado SHIFT com a mesma funcionalidade do esquerdo e com a famosa tecla SYM, que mostra um conjunto de caracteres e simbolos disponíveis para fins e uso comercial ou pessoal.

Em tamanho, o Classic é um pouco maior doque os encontrados nos modelos anteriores como o Bold e modelos Curve, o que facilita muito na hora da digitação.

Na minha humilde opinião, até porque eu sou um grande fã de teclados QWERTY e desde a minha primeira experiência com um em 2005 eu não parei mais de utilizar. Também gosto de telas grandes touch, porém no meu dia-a-dia para uso profissional eu não dispenso meu Q10, e já ofereceram uma boa grana por ele, mas não vendo, não é nem pelo dinheiro e sim pelo que ele tem dentro, minhas coisas, e-mails, contatos e apps. Pra colocar em outro a preguiça entorna em mim. Mas falando sobre o teclado, é uma experiência incrível, o Classic trouxe, como já falei, a experiência dos modelos antigos com o novo sistema operacional com ótimas funcionalidades, com função de economia de bateria até equalizador de som, entre outras funcionalidades que iremos falar assim que o lançamento oficial sair.

Teclas de Navegação Classicas

tecla-de-navegacao-classic-blackberry-magazine

Além das teclas de navegação que entornam no BlackBerry Classic, eles trouxeram a tona também os atalhos padrões que facilitam e economizam o tempo, coisas que faltaram nos BlackBerrys 10 após o lançamento.

Esses atalhos estão disponíveis não somente no Classic, mas também por conta do sistema operacional 10.3.1 que permite que você personalize os atalhos para atender melhor as suas necessidades.

Você pode definir letras especificas de discagem rápidas, atalhos para abrir aplicativos e até mesmo personalizar uma tecla para uma ação de composição. Isto significa que você pode definir o atalho para compor um e-mail, uma mensagem BBM ou até mesmo um post no Facebook ou Twitter.

Isso é uma exclusividade dos BlackBerrys 10 com teclado QWERTY apenas…

De uma olhada em algumas ações padrões incorporadas no sistema operacional.

PS.: para isso funcionar, você precisa pressionar a tecla equivalente e manter pressionada até abrir, veja:

  • Abrir navegador = B
  • Compor nova mensagem dentro do HUB = C
  • Abrir o Weather App = W
  • Abrir calculadora = U
  • Abrir BBM = N
  • Bloquear BlackBerry = K
  • Alternar modos de Notificações = Q
  • Abrir configurações = O
  • Abrir contatos / Address Book = A
  • Abrir ajuda = H
  • Criar nova anotação = D
  • Abrir o Phone = P
  • Abrir o relógio = R

Use esses atalhos abaixo no HUB para enviar e-mail, fica ainda mais produtivo, veja:

  • R = Responder mensagem
  • L = Responder a todos
  • F = Encaminhar mensagem
  • T = Ir para o topo da caixa de entrada (ou mensagem aberta, ou qualquer local que esteja)
  • B = Ao contrário do T, ele vai para o final da caixa, mensagem e etc
  • N = Move para a próxima mensagem posterior
  • P = Move para a próxima mensagem anterior
  • U = Move para o próximo itém não aberto
  • S = Pesquisa caixa de entrada

Esses atalhos só trazem benefícios para todos que necessitam de agilidade e produtividade no dia-a-dia, facilitando a vida dos profissionais, agiliza muito mesmo, praticidade em primeiro lugar.

Bateria

bateria-black-classic-bbmag

A vida útil da bateria em qualquer modelo de smartphone e tablets hoje em dia é um dos fatores chaves para os usuários, para a BlackBerry não é diferente e eles sabem disso muito bem. Com o passar dos tempos algumas coisas foram mudando e uma delas é com relação a remoção da bateria.

Uma coisa que a BlackBerry está se focando é na qualidade de suas baterias e na praticidade, hoje, alguns modelos estão vindo com baterias não-removíveis, ou seja, não há possibilidade de troca facilitada, isso serve para manter a integridade física da bateria, do qual o usuário não precisa se preocupar em ter que ficar retirando para colocar os chips de memória e SIM CARD, como são os modelos anteriores.

O BlackBerry Classic vem com bateria non-removible de 2515mAh. Claro que o BlackBerry Passport  vem com uma bateria de 3450mAh, mas o Classic não precisa de tudo isso.

Nos meus testes, assim que recebi o Classic, na quarta-feira dia 07 de Janeiro, eu só coloquei para carregar onte, dia 09 de janeiro quase as 00h. Ou seja, teve uma boa durabilidade, claro que não houve uso intenso, mas houve uso normal de um usuário qualquer, e-mail, mensagem e ligação durante as horas de conservação.

Claro que há várias coisas a se considerar quando o termo é “tempo de bateria”, tais como a forma de como você usa o dispositivo, onde você mora e que tipo de cobertura está na sua área (saiba mais sobre bateria e como economiza-la clicando aqui).

Uma bateria de 2515mAh é uma ótima carga, em comparação aos dispositivos atuais de BlackBerry ele é o 3o melhor, pois o Z30 tem uma bateria de 2880mAh contra uma de 2100mAh do Q10.

economizar-bateria-blackberry-classic-10.3.1A economia dessas baterias, hoje, estão muito melhoradas, até por conta de um novo recurso incluido no sistema operacional 10.3.1 que traz o modo de “Economia de Bateria”, faz com que a bateria descarregue menos e utilize os recursos com mais praticidade, minimizando o uso intenso da mesma. Ele limita ou desabilita algumas funções e recursos como o brilho da tela, serviços de dados da operadora, interações avançadas e serviços de localização (GPS), pode até mesmo diminuir o desempenho da CPU.

Esse recurso, por padrão, entra em ação quando a bateria chega na casa dos 20% de carga restante, mas isso é customizável e você pode configurar do modo que quiser e a quantidade de (%) porcentagem que achar viável para o seu dia-a-dia.

Na opção de “Modo de Economia de Bateria” localizada em Configurações do aparelho você consegue configurar todas as opções necessárias para um bom desempenho da sua bateria e do seu aparelho, e isso tudo incluso no novo Sistema 10.3.1 do qual inclui esse e vários novos recursos, e o mais importante, é tudo customizável a seu modo e não se torna uma obrigação utilizar os recursos que eles mandam, e sim o que você acha útil. D+ !!!

bateria-black-classic-bbmag-2

Na imagem acima, o modo de economia de bateria foi ativado, reparem na faixa verde que, ela indica que está em modo de economia, do qual fez com que minha bateria durasse mais tempo nesses 2 dias de uso. Funciona mesmo !!!

Câmera do Classic

camera-black-classic-bbmag

Para as câmeras do BlackBerry Classic, a BlackBerry fez com seus moldes padrões, que inclui na parte traseira uma câmera de 8MP capaz de atirar em 720p ou 1080p a 60fps (frame por segundo). Enquanto na frente possui um padrão também de 2MP que captura até 720p.

É um padrão para os últimos modelos de BlackBerry, a não ser no caso do BlackBerry Z3 Jakarta que teve sua câmera traseira diminuida a 5MP, mas isso falarei em outro review dele também. Claro que diferente do Passport que possui uma câmera de 13MP, a resolução de 8MP possui uma ótima qualidade em ambientes claros como de dia e principalmente ao ar aberto, uma praia, um local com neve, um ambiente com ótimas cores não vai ser perdido ao utilizar essa câmera.

A câmera do Classic tem um algo a mais, e voltando a falar dele, o sistema 10.3.1 que acrescenta mais recursos e várias otimizações, como a capacidade de tirar fotos durante a captura de vídeos, modos de disparos e até mesmo um conjunto de ferramentas para o processamento e tratamento das imagens e vídeo que inclui filtros, molduras e capacidade de adicionar câmera lenta nos vídeos e até mesmo aparar o conteúdo, redução de olhos vermelhos e ajustar níveis de áudio e níveis de cores, e muito mais…
Ele também traz o aplicativo Story Maker, que facilita a criação de albuns e vídeos sequenciais, útil para quem quer fazer uns efeitos bacanas de transição de imagens e fazer um DVD para enviar para a familia, um album de fotos e etc…

Quando você utilizar o pacotão de melhorias que o OS 10.3.1 está trazendo você não vai querer mais nada…

Veja abaixo um pequeno album que eu fiz tirando as fotos em separado do BlackBerry Classic, Q10, Z10, Z30 e Z3, veja…

Se você está mudando de um Bold ou Curve para um Classic, então não vai ter o que reclamar com relação a câmera, pois em relação a eles, o Classic bate de frente e você vai gostar da qualidade…

Ao redor do Classic

redor-classic-bbmagazine

Não somente pelo nome, mas o Classic tras de volta a moldura cromada dos modelos anteriores, você pode perceber que ele é feito de aço inoxidavel, com seus cantos arredondados e com algumas características pouco diferentes do Bold 9900.

Nota-se de cara que agora ele carrega um slot para o SIM CARD e MicroSD, como os do iPhones ou HTC, ou seja, vem incluso na caixa a peça ejetora para isso…

slot-classic-bbmagazine

Bem diferente dos modelos anteriores, assim como a diferença das mesmas entradas do BlackBerry Passport que fica na parte de cima e necessita retirar a tampa para isso, o Classic eles resolveram dar uma alterada no padrão, portanto, ficou padrão iPhone/HTC…

Outra coisa é com relação aos botões de volume e play, que ficam na parte direita do aparelho (olhando de frente).

Eles são semelhantes aos botões do Passport e bem diferentes dos modelos anteriores dos quais facilita muito ao serem pressionados, pois se sente mais o clique interno dos comandos e, por serem separados um do outro, não tem como errar ao querer pressionar em um ambiente mais escuro, veja…

botoes-classic-bbmagazine

Uma boa diferença na hora de serem utilizados, principalmente o botão play, onde eu geralmente me atrapalho no meu Q10 pois são um grudados no outro, a diferença é grande e muito bem feito dessa forma.

Com relação aos sons do aparelho ele realmente tem uma ótima qualidade, possui 3 saídas de áudio, sendo 3 alto-falantes inferiores e o falante auricular na parte superior, ou seja, possui uma qualidade de som diferenciada.

As caixas de sons inferiores se assemelham ao do Passport também e a qualidade não foge muito, porém em relação aos modelos como Bold 9900 a qualidade é muito maior, o som é alto e nítido e ouve-se perfeitamente e suavemente, mesmo em último tom, não há chiadeira nem ruído e isso se percebe ao colocar uma música pesada, como uma batida de bateria ou Rock mais pesado, não se houve uma chiadeira se quer e ele segura bem o grave mantendo o som suave e gostoso de se ouvir.

falantes-onoff-classic-bbmagazine

Em um vídeo então de ótima qualidade e high definition com qualidade de som superior, não tem o que reclamar, o som é perfeito.

Possui também, em meio aos falantes, o conector USB para sincronismo de dados e o carregamento da bateria, um MicroUSB. Infelizmente não possui entrada HDMI como outros blogs ai falam, infelizmente, pois seria uma ótima ter uma entrada HDMI pra ser utilizado em uma TV, até mesmo em uma apresentação profissional, isso facilita muito nossa vida.. só erraram nisso.

Na parte superior ele vem com o botão liga/desliga (on/of) e o conector do fone de ouvido, nada mais além disso.

Quanto a tampa dele, como você pode reparar nas fotos acima, é serrilhada, um plástico meio emborrachado

Qualidade de Som em ligação

ligacao-blackberry-classicTer um telefone que funcione bem em ligação e um ótimo controle de som interno é uma exigência que muitas pessoas hoje cobram. O BlackBerry tem isso em mente e tras a melhor qualidade de reprodução de ligação com a produção de aparelhos que oferecem uma grande qualidade de som nas chamadas, e não é diferente para o BlackBerry Classic.

Embora ele não esteja equipado com o recurso exclusivo, que tem no Passport, o Active Leak Compensation, que ajusta automaticamente o volume de chamadas com base em quão perto você segura o seu Passport no ouvido, o som é bom, testei em alguns ambientes e não tive problema com ruidos ou chiadeiras, testei tanto no auricular quanto no viva-voz e a qualidade do som é excelente. Não tive nenhum problema quanto a esse recurso.

 

 

O TRACKPAD

O retorno do Trackpad óptico oferece ainda mais controle ao navegar pelo BB10.

Ele foi retomado especialmente para aqueles que não se deram bem com a tela touch somente e acabaram não acostumando ficar sem o trackpad, ou para aqueles que estão querendo migrar dos modelos anteriores e não querem perder a sensibilidade em ter como auxilio o tão famoso sensor óptico do trackpad, uma ferramenta fundamental para vários casos de produtividade do dia-a-dia.trackpad-bbmagazine-classic

Na época em que mexi no BlackBerry 10 pela primeira vez, achei estranho não terem o trackpad, como foi o primeiro num Dev Alpha totalmente touch sem teclado físico então não senti tanta diferença, porém ao me deparar e migrar do Bold 9900 para o BlackBerry Q10, demorei pelo menos uma semana para me acostumar com o fato de que o Trackpad e os botões de navegação não eram mais necessários, até que me acostumei e até hoje já estou acostumado, porém consigo asimilar normalmente quando estou manuseando um BB10 sem trackpad e um aparelho com trackpad, tipo o Bold 9900 ou Torch, ou até mesmo os mais antigos que ainda utilizam a famosa Trackball, como é o caso do Bold 9000 ou Curves 8300, pois como trabalho com isso, muitos clientes ainda não largaram seus aparelhos antigos, hoje posso dizer que consigo utilizar qualquer BlackBerry perfeitamente sem me atrapalhar. Sou especializado em smartphones e hoje, não só os BlackBerrys, mas consigo manusear qualquer aparelho, touch ou qwerty disponível no mercado, trabalho e manuseio todas as marcas, desde os HTCs até os iPhones e Samsungs da vida, portanto, há a questão de se acostumar ou não, isso vai do cérebro de cada um, há quem não se acostuma ou prefere acreditar no fato de que não vai gostar e acaba ficando parado naquilo que acha convencional e útil pra ele, outros que já gostam de novidades e já possuem a multi-tarefa no sangue, é o meu caso.

O trackpad é uma ferramenta que ajuda e muito, principalmente nos casos de seleção de texto ou seleção de itens dentro do BlackBerry, isso em qualquer parte do Sistema.

selecionando-trackpad-classicO Trackpad não veio para atrapalhar e sim para adicionar algo a mais na sua ferramenta de trabalho.
Recriaram o trackpad de forma bem Classica mesmo, onde você consegue enxergar em que ponto você está, caso esteja manuseando através dele, pois ao usar o trackpad você consegue ver os “indicadores de foco” para que saiba em que lugar você está na página. Além disso, existe um modo de ponteiro em certas aplicações, como é o caso do navegador onde, ao navegar em uma página com o trackpad, você consegue ver o ponteiro de um mouse e que se transforma em uma mão ao selecionar um link.

O modo Pointer que ajuda na seleção de textos precisos, bem como a seleção de vários itens em partes do sistema operacional, tais como mensagens e imagens.select-mensagem-bbmag-classic

O uso do trackpad facilita muito na parte de mídia, fotos/vídeos e arquivos onde, para selecionar por exemplo muitas fotos você não precisa ficar selecionando um a um, como no caso dos modelos Q10, Q5, Z10, Z30, Z3 e Passport, com ele, basta pressionar o Shift e com o trackpad você seleciona rapidamente milhares de arquivos ao mesmo tempo, agilizando muito o tempo.

Para selecionar vários e-mails ou mensagens recebidas então o processo é melhor ainda, pois hoje para selecionar vários e-mails e deletar é um grande sacrifício, dificulta muito a seleção no touch ter que ficar de um em um, principalmente hoje em dia com essa onda de Spams, diariamente eu recebo pelo menos 100 spams e isso torra minha paciência.

Com o trackpad isso facilita bastante minha vida, pois posso selecionar vários rapidamente, mantendo o Shift pressionado e rolando com o trackpad, depois é só aperar o DELETE e vuala, apaga tudo rapidamente, coisa que eu demorava 2 minutos pra fazer eu faço em menos de 15 segundos, olha o tempo que eu economizo com isso.

Portanto, não é difícil perceber que a BlackBerry gastou muito tempo adaptando o trackpad para funcionar com o novo sistema operacional, com todas essas novas funcionalidades, pois eu particularmente, depois de mexer com esses últimos BlackBerrys 10 não senti nenhuma vontade ou necessidade de voltar para os dispositivos antigos com trackpad/trackball.
No entanto, você ai caro leitor que nos acompanha, se não está completamente pronto para deixar o trackpad de lado e quer ter o poder em suas mãos com a experiência e o desempenho do BB10, o BlackBerry Classic é o caminho certo a escolher, pois faz a seleção de textos e mídias facilmente, navegação na web como um mouse (do qual você já está acostumado com seu antigo) e que você é capaz de ir rapidamente em um link, realçar textos e muito mais, migre para o Classic, garanto que não irá se arrepender de nada após a mudança, pelo contrário, você não vai querer outro aparelho.classic-bold9900

Porém, não fiquemos muito felizes por enquanto, claro que pra cada ação tem uma reação e, no caso do trackpad, há muito que precisa melhorar, até porque nem tudo é mil maravilhas.

Há muitos aplicativos que ainda não vão trabalhar bem com o trackpad e há muito trabalho a ser feito, não digo pelo fato dos aplicativos nativos, que claro não podemos descartar tal dificuldade em alguns também, porém o que mais me intriga é que muitos aplicativos Android não poderão funcionar em perfeita armonia com o trackpad e os desenvolvedores deverão ficar atentos a isso, ou a BlackBerry que vai obrigatoriamente adaptar o trackpad a ter um auto-controle sobre as aplicações, eu não sei, só o tempo dirá.

Todos precisam saber da existência desse aparelho para que se adaptem a isso, senão vai acabar sendo um grande e total fracasso para a empresa.

PS: Ao instalar um app Android no Classic, ele informa a possibilidade de o aplicativo não se dar bem com o Trackpad e solicita que você utilize o touch em caso de dificuldade quanto a isso.

Outra coisa interessante que também reparei e que alguém ai deve também ter reparado, e a resposta é “NÃO, O TRACKPAD NÃO ACENDE NAS BORDAS”. Assim como nos modelos classicos, Bold 9900 ou Torch 9860, até o Curve 9320/9360 que acende uma luz no trackpad junto com o teclado, o  Trackpad do Classic não acende ok? Pra mim não há nenhum problema quanto a isso, e você?

Finalizando mais um review….

Bom galera, falei menos do Classic do que do Passport, mas falei só o que mais interessa vocês saberem.

Sobre o sistema operacional 10.3.1 eu não vou falar nada aqui, é um assunto para um outro tópico futuramente, portanto, maiores detalhes em breve sobre ele.

E Sobre o Classic?

É um ótimo aparelho e eu recomendo, é uma ótima aquisição também, claro que tem os prós e os contras, porém é uma opinião particular de cada um, veja as minhas:

 

prosPrós: O trackpad realmente auxilia em alguns recursos, eu achei ele mais útil para a seleção de textos, mídias e outras coisas, ele é rápido, prático e fácil de utilizar para esses recursos, também gostei dos botões de navegação que facilita muito e agiliza também, como por exemplo na hora de efetuar ou atender uma ligação, pressionando o botão fica mais fácil e rápido também, na arrancada para essas ações ele facilita e agiliza bastante, assim como recusar uma ligação pressionando apenas o botão de Recusa, facilita bem. Ao fechar os aplicativos abertos também e/ou sair de um app para minimizá-lo, ou até mesmo entrar no menu de algum app, os botões ajudam muito em algumas arrancadas, por isso foi dado nome de Classic, pois ele faz o que os antigos faziam, porém com uma nova roupagem e com um poderoso sistema 10.3.1 para auxiliar ainda mais.

Também pela facilidade dos atalhos faz com que o teclado seja um ótimo aliado na agilidade do dia-a-dia e na diminuição do tempo de trabalho dentro do aparelho.

 

contrasContra: Fora os recursos de seleções e outros acima dito nos Prós, não vejo mais o trackpad como uma obrigatoriedade na utilização desse novo sistema, em se tratando desses modelos dos quais todos são telas touch e capacitivas, tudo você consegue fazer apenas deslizando os dedos, isso faz com que o trackpad fica quase inútil em muitos casos, pra falar a verdade, em 3 dias de uso do Classic eu quase esquecia que haviam esses botões novamente, ou seja, é utilizado para poucas coisas, e isso quando se lembra que está ali para uso, portanto, é para ser utilizado somente como um auxilio e não como obrigação, principalmente se você já utiliza os novos modelo de BlackBerry 10, vai acabar estranhando esses botões ali embaixo do touch. Me atrapalhou um pouco também na hora de minimizar aplicativos, onde eu poderia muito bem pressionar a tecla de esc/voltar mas pelo costume de deslizar os dedos debaixo para cima, então dava umas encravadas nessa hora também.

Mas tudo isso é falta de costume, creio que você da para se acostumar com poucos dias de uso no aparelho.

Mais uma vez repito, o aparelho é muito recomendado para quem está saindo dos aparelhos antigos e partindo para o BlackBerry mais poderoso, vai se familiarizar mais optando pela aquisição de um modelo como o Classic, com trackpad além de operar o melhor sistema operacional da atualidade.

Para este tópico eu não consegui criar um vídeo pois minha câmera está com problema, portanto vamos ficar sem vídeo dessa vez, me desculpem pelo inconveniente, mas creio que as dúvidas podem ser tiradas aqui mesmo.

Aonde comprar?

Eu vendo, basta entrar em contato que conseguimos pra você, com garantia e total suporte no Brasil.

Estou a disposição para resolver qualquer dúvida que venha a ter sobre este modelo, é só dar um grito ai nos comentários (prefira comentar sem utilizar o facebook, pois dessa forma eu recebo notificação ok?)

Qualquer dúvida comente =)