BlackBerry Leap

20150704084914

Falaeee galera

Há algumas semanas recebemos o BlackBerry Leap para testes, então como de costume, vamos fazer um review sobre ele pra vocês tirarem suas conclusões.

Não consigo fazer reviews com vídeo como vocês podem perceber, pra mim com o pouco tempo que tenho fico praticamente incapaz de fazer com vídeo, apesar de que seria bem mais rápido doque ficar digitando, porém, no momento não possuo tempo necessário. Mas vamos como de costume, em texto, até porque fica com as informações mais claras e objetivas. Uma boa leitura sempre faz bem para o cérebro.

O Leap foi desenvolvido este ano, 2015, com o intuito de ser um smartphone high-end, porém não um que todo mundo gostaria que fosse, por ter um hardware não tão poderoso quanto deveria ter, se possuisse um hardware como do Z30 ai sim poderia ser até um aparelho bem mais visado pelo público. O bom é o preço que é bem barato em comparação aos outros já lançados..

Veja abaixo as especificações dele, uma opinião nossa, galeria de fotos e tudo o que se tem que ver em um review…

O Leap lembra bastante o BlackBerry Z3. Porém possui um formato um pouco maior, sua tela é maior também veja:

z3-x-leap-bbmagazine

Se você já usou um BlackBerry Z3 alguma vez vai notar o design familiar que os dois possuem, a diferença é que o Leap é um pouco mais alto, mais grosso e mais pesado. Também é um poco mais alto que o Z30, porém a tela de visualização do conteúdo é igual para todos os 3 modelos.
Suas bordas laterais são praticamente do mesmo tamanho, mas a parte inferior e superior são maiores, isso que deixa o Leap maior doque o normal.

Pode notar uma boa igualdade na tampa, porém muda um pouco a lente da câmera, onde o Leap especifica a quantidade de MegaPixels que possui a câmera traseira, veja:

z3-x-leap-tampa

Essa tampa tem um tato meio emborrachado, de fácil aderência, da uma boa pegada e não escorrega da sua mão, então um ponto pra ele(s)

O peso do aparelho é de aproximadamente 170 gramas, bem mais leve do que o Passport.

Veja uma galeria de imagens do Leap

O Leap é baseado no mesmo projeto I-Bean, o mesmo do Passport e Z3. No caso do Passport, o quadro superior é todo de metal e que lhe deu mais força e fez com que pareça ainda maior, veja o desenho do esboço:

leap-bbmagazine-development

Seu hardware não é aquele hardware potente que todos nós gostariamos que fosse. Não vai deixar ninguém de boca aberta até porque o Z30 supera ele em formato, qualidade, beleza, agilidade e outras coisas mais.

A idéia do Leap foi mesmo uma jogada para que seu sistema operacional seja mais conhecido lançado em um aparelho de baixo custo, assim como foi o caso do Q5, ou do Z3, porém o Z3 é comercializado oficialmente somente na Asia.

Especificações Internas

O BlackBerry Leap possui um processador Qualcomm MSM8960 Snapdragom S4 Plus com CPU dual-core de 1.5GHz Krait e GPU Adreno 305.

Possui memória interna de 16GB e 2GB de RAM e tem suporte para memória externa MicroSD de até 128GB. Enquanto o Z3 possui memória interna de 8GB e 1.5GB de RAM, e suporte para MicroSD de até 32GB, então vemos que o Leap veio pra ser mais valorizado em termos de desempenho.

Ele já vem equipado com o sistema operacional OS 10.3.1.

Ele possui um slot para Micro SIM Card e Slot para cartão de memória MicroSD.

Especificações de Rede

  • Em banda 2G ele trabalha com as redes GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
  • Em banda 3G ele trabalha com as redes HSDPA 850 / 900 / 1700 / 1900 / 2100 – América do Norte em HSDPA 900 / 1900 / 2100
  • Em banda 4G ele trabalha com as redes LTE band 1(2100), 2(1900), 4(1700/2100), 5(850), 7(2600), 13(700), 17(700) – América do Norte em LTE band 1(2100), 3(1800), 7(2600), 8(900), 20(800) – Global Speed
  • O modelo do Leap para funcionar com 4G no Brasil necessita ser o STR100-1

especiicacoes-externas-leap

A Bateria

A duração da bateria vai ser um grande ponto de venda do Leap. Como mencionado anteriormente, além de um pouco mais pesado que o Z3, ele vem com uma bateria de 2800mAh que te possibilita no mínimo 25h de utilização.

Em testes, o Leap durou cerca de 18h em um uso intenso com BBM, WhatsApp, redes sociais, e-mails, atendimento de ligações e etc… Durou até bem.

Display

tela-display-leap-bbmagazine

A tela do Leap pode se comparar a mesma qualidade da tela do Z30, possui o mesmo material e uma excelente exibição. É um brilhante bem vivido, com cores vibrantes e com um ótimo ângulo de visão.

A imagem que temos é bastante acentuada. Não é tão excelente quanto a tela do Passport mas mesmo assim tem-se uma boa qualidade de imagem.

O Display possui 5 polegadas e tem um tamanho de 1280×720 pixels, agrada na economia de bateria.

Câmera de 8mp

O BlackBerry Leap possui uma câmera traseira de 8 megapixels e uma câmera frontal de 2 megapixels.
O mesmo equipado no BlackBerry Z30.

Claro que para quem gosta de tirar um Selfie usando a câmera frontal vai perder bastante qualidade, dependendo do ambiente, se tiver em um local com bastante luz de sol vai pegar bem, mas em ambiente escuro não tente.

Falantes

20150704084919 (1)

O alto-falante dele é como do Z3, possui uma única saida para o falante viva-voz, então ele fica sendo um mono-falante. Fora o falante auricular que é único também porém cada um com suas particularidades.

O som não impressiona mesmo, não é como um HTC One M9 e nem como o Passport que possui duas belas caixas de sons.

Mas, para uso básico, recepção de ligação em algum ambiente com pouco barulho é de aceitar essa qualidade. Se você é daqueles que gostam de ouvir músicas sem o fone de ouvido esqueça, não é pra você. O fone de ouvido é bom, pois tem um reforço de áudio então ajuda, mas somente no fone de ouvido mesmo.

Em uma chamada de vídeo ou meeting por exemplo o alto-falante faz bem seu trabalho. Só não espere grande coisa.

Diferente também do BlackBerry Z30 que possui um falante bem alto, apesar de ser apenas um único falante também, a qualidade dele impressiona bem mais doque o Leap

Sistema Operacional

os-leap-10-3-1

Ele vem equipado com o OS 10.3.1 com todas as configurações que é necessária, com runtime do Android atualizado também.

Por ser um aparelho fulltouch, apps androids rodam bem devido ao widescreen (modo paisagem) que faz com que a maioria dos aplicativos rodem bem nesse formato de tela, diferente em um aparelho QWERTY onde a tela é menor.

O novo OS 10.3.1 possui as seguintes características:

  • BlackBerry Blend: O BlackBerry Blend transporta as mensagens e o conteúdo do seu BlackBerry para o computador e tablet sem complicações. Receba notificações instantâneas, leia e responda às suas mensagens pessoais e do trabalho e acesse seus documentos, calendários, contatos e mídia em tempo real a partir de qualquer aparelho, com o auxílio do seu BlackBerry
  • Mais aplicativos: Agora além da loja BlackBerry World, você tem nativamente a Amazon AppStore do qual te possibilita instalar milhares de apicativos compatíveis com a nova plataforma BlackBerry 10.
  • BackBerry Assistant: O novo assistente da BlackBerry é capaz de efetuar comandos de voz e textos para ajudar os usuários a gerenciar coisas como e-mails, contatos, calendários entre outros apps internos no BlackBerry 10. O assistente chega a ser mais eficaz doque o Siri da Appe e o S Voice da Samsung
  • BlackBerry Hub com Instant Actions:  BlackBerry Hub com ações imediatas – O único lugar para gerenciar todas as suas conversas – e-mail, textos, BBM, telefonemas, mídia social e muito mais – ficou ainda melhor. O novo Instant Actions permite que você organize e ação rapidamente na sua caixa de entrada sem ter que entrar em cada mensagem individual ou calendário. Alterne o status de leitura e arquivo, bandeira ou de apagar uma mensagem de e-mail com um único toque. Quando você está escrevendo um e-mail, agora você pode transferir a conversa para uma chamada de voz, SMS ou convite de reunião.
  • Mais energia da bateria: Agora você pode aumentar a vida útil da bateria em até 15%, personalizando o seu perfil de economia de energia. Selecionar rapidamente as aplicações e funções que você gostaria de restringir ou permanecer ativo para economizar energia.
  • Câmera mais eficiente: O software da câmera foi uma das alterações mais bem feitas do qual eles já incluem modo automatico para as configurações, incluindo HDR quando nítido ou contraste é detectada e um modo Time Shift reforçada quando seu rosto é detectado. Agora você tem a opção de armazenar o seu tempo de captura e editá-los para a parte boa sempre que quiser, ou seja, editar o famoso “olhos fechados”. Você pode agora utilizar o modo de Panorama, fazendo uma captura maior do ambiente. A nova câmera também traz seus modos e ações mais comuns para para a câmera frontal.
    Nos vídeos, você nunca mais vai precisar alternar entre a câmera e gravador de vídeo novamente, agora você pode tirar fotos enquanto faz uma filmagem, função muito perfeita.
  • Outras maneiras de editar, criar e ordenar suas mídias: Agora você tem 17 opções de equalização de mídia pré-definidos para músicas e vídeos. Com o novo 10.3.1 você consegue “favoritar” músicas, fotos ou vídeos para que elas sempre fiquem fácil de serem encontradas, uma ótima função, pelo menos pra mim que sempre preciso caçar alguma foto e demoro anos. Com o novo recurso de movimento lento nos vídeos você pode editar facimente e também criar histórias com o Story Maker onde nunca foi tão fácil criar e compartilhar suas mídias com sua rede.
  • Um novo calendário: A nova opção de Modo Reunião irá definir automaticamente o seu apareho para o modo silencioso durante a reunião, e após acabar a reunião ele volta para a notificação anterior, evitando assim que você esqueça de fazer essas alterações manualmente. Além do mais, foi criado um novo visual para a agenda e calendários, como as exibições e permite que você veja seus eventos e tarefas para a semana toda ou o mês selecionado.
  • Novos ícones: Além das mudanças acima citadas, não podemos deixar de falar sobre os novos ícones e novas roupagens. Foi retirado aquele fundo que fica em torno dos ícones, deixando tudo mais simpes e um pouco até menor. Ao fazer a nova atualização os seus ícones serão todos desorganizados, devido que ele fica menor e vai se enquadrar melhor na sua tela.
    Nos modelos de BlackBerry Z30 por exemplo, na tela de ícones você vai ver a diferença onde, no modelo anterior ele cabe apenas 20 ícones por tela, nessa nova roupagem ele já cabe 24 ícones sem perder a qualidade e o espaçamento. No BlackBerry Q10 e Q5 por exemplo você também vai notar que, ao invez de 4 ícones na horizontal ele te mostra 5, portanto, ao invez de 12 ícones na tela, ele mostra 15 e assim vai.

Para ler tudo sobre as novidades do OS 10.3.1 clique aqui e veja o review completo.

** Lembrando que hoje já temos, no Passport e Classic e nos futuros novos modelos, o OFICIAL OS10.3.2 com várias mudanças significativas e que iremos ainda fazer um review dele mais completo assim que forem liberado para todos os modelos de BlackBerry 10

Bom galera, basicamente é isso. Um review mais simples, meio que mastigado algumas informações do Review do BlackBerry Z3, por possuírem algumas características similares.

Veja nossa qualificação sobre o aparelho.

prosPrós: O Leap é um dispositivo, como mencionamos algumas vezes, de baixo custo e possui um hardware básico para uso básico. Não podemos esperar muitas coisas, mas ele possui uma boa tela, um ótimo visual com qualidade bem superior até mesmo ao Z10.
A pegada no aparelho enquanto se manuseia, cabe perfeitamente na mão enquanto se manuseia na outra. O teclado virtual do BlackBerry 10 hoje é um dos teclados mais inteligentes que existem, com sua tecnologia de predicção que facilita muito e agiliza a digitação e reconhecimento das palavras, o mesmo veio integrado ao Leap. O encaixe do cartão de memória e do cartão SIM também é uma boa, pois como a bateria é não-removível, basta apenas abrir a tampa do slot e inserir os cartões e ele reconhece mesmo ligado, evitando assim a reinicialização do aparelho.
Por se tratar de um aparelho touch, aplicativos Androids rodam bem nele, assim como no Z30 e Z10, ou até mesmo no Z3.
Por ser também um aparelho desenvolvido para a classe de baixo custo, que não possuem muito dinheiro para investir em um smartphone e que ao mesmo tempo necessita de um aparelho que vai te possibilitar fazer suas tarefas diárias, com uso intenso e manter-se ligado durante todo o dia sem a necessidade de carregar (como vejo com muitos usuários de iPhoneX por ai). A bateria dele possui uma boa capacidade e uma boa autonomia, portanto foi bem pensado, possui pouca potência de hardware, com uma ótima carga de bateria em um sistema operacional que não deixa a desejar e que te possibilita fazer o que necessita ser feito, tanto para uso pessoal como profissional.
Para um aparelho de baixo custo, possui uma boa memória interna e um bom processamento, mas não podemos exagerar.

 

contrasContra: O pior de todos os detalhes foi a falta do NFC, do qual a BlackBerry tentou incluir essa tecnologia em seu contrato dentro do valor de produção do aparelho do qual infelizmente não pode concretizar, lançando assim um aparelho, alias mais um, sem a tecnologia NFC. Com a tecnologia avançando e os sistemas integrados atuais e futuros vão ser praticamente utilizados com essa tecnologia, é uma pena que aparelhos hoje em dia tenha essa deficiência em não incrementar essa rede de transmissão. Não somente a BlackBerry, outras empresas também acabam esquecendo ou optando por não integrar essa tecnologia em seus dispositivos, até porque poucas pessoas conhecem, mas vão passar a conhecer quando perceberem a sua capacidade e utilidade.
A qualidade do alto-falante poderia ser melhorada, pelo menos 2 alto-falantes para uma melhor audição, principalmente em reuniões com uso do BBM Vídeo e/ou Meetings.
Além do NFS do qual não veio implantado no hardware, também sentimos a falta de uma entrada HDMI, uma SlimPort ou até mesmo da tecnologia USB On-The-Go, sendo este um aparelho fulltouch, pelo menos o HDMI deveria vir de presente.

Enfim galera, é isso ae.

O BlackBerry Leap pode ser encontrado em loja de nossos parceiros ou entre em CONTATO conosco. 

No Brasil infelizmente nas operadoras você não vai encontrar.

Deixe seu comentário sobre o aparelho Review.

Qualquer dúvida nos informem !!