BlackBerry Passport Silver Edition

Iaee galerinha

Recebemos um BlackBerry Passport Silver Edition e, mesmo que pudesse ter feito anteriormente um review dele sem a necessidade de ter um aparelho em mãos, até porque eu apenas confirmei o que eu tinha em mente, pois o Silver Edition é apenas um modelo mais moderno e bonito do BlackBerry Passport.

Portanto, abaixo mostro apenas uma visão geral do aparelho, até porque suas mudanças são apenas externas, pois internamente é a mesma coisa do Passport que nós já conhecemos. Então, caso ainda não tenha visto, leia este review completo do BlackBerry Passport que nós fizemos e tome como base o review do Silver Edition internamente.
Abaixo, apenas uma amostra do aparelho como é externamente e, mostro também, uma foto de como é o Passport por dentro (aberto), como também um Passport tradicional que também possui, internamente, o mesmo padrão de placa, bateria e conectividades (a única mudança é no alto-falante que é diferente do Passport tradicional)

Vamos começar…

silver-edition-blackberry-magazine-visual

Sabemos que imagens do Passport Silver Edition foram vazadas por um tempo e as pessoas ficaram intrigadas em saber o motivo da BlackBerry estar fabricando um modelo do Passport com apenas o visual diferente, como foram lançadas outras cores como o Branco e o Red Edition, porém o tempo passou e a BlackBerry nada mais falou sobre o Silver e o tempo passou e ninguém sabe até então o porque do novo modelo Silver Edition.

Como observado por Di Tao, BlackBerry´s Senior Industrial Designer, que liderou o projeto sobre o Silver Edition, a estrutura geral do dispositivo foi otimizada de dentro pra fora para melhorar a experiência do usuário e desempenho da antena, mais eles aumentaram a resistência do dispositivo pelo novo frame de aço inoxidável mais reforçado, fizeram também algumas melhorias para o teclado em cima do Passport original, tomando as teclas mais macias ainda.

Pelo menos de antemão eu achei.

Esse conceito de cantos arredondados foi criado em cima do BlackBerry Passport versão exclusiva da AT&T, tirando o famoso formato QUADRADÃO. Achei bem mais interessante o formato arredondado, da um bom equilíbrio ao aparelho e não fica parecendo um Passaporte de verdade.

O Silver mudou um pouco minha visão, até porque eu achei que ele fosse apenas uma versão mais bonita do Passport original. Hoje com ele em mãos, noto que a diferença é enorme, mesmo que se tenha o mesmo hardware, mas esse visual que difere do Passport tradicional faz uma enorme diferença.

A começar pelos cantos arredondados, que da um visual mais luxuoso ao aparelho e não parece aquela BARRA DE CHOCOLATE como o Passport tradicional quadrado (não estou falando mal do tradicional, alias, eu utilizo um, só digo que o fato dessas curvas estarem no Silver, assim como a versão da AT&T, muda muito o visual do aparelho deixando ele até mais moderno). Outro detalhe que achei muito bonito é a saída de som auricular que se destaca na carcaça cinza do aparelho e se difere do tradicional como apenas uma lamina serrilhada com saídas.

Também notaram na diferença do destaque da câmera frontal e dos sensores? Na parte superior, veja nas fotos acima e de cara você percebe o quanto se destacam não ficando perdidos sob a tela preta, como no tradicional que somente aparece a câmera frontal, porém os sensores ficam invisíveis a distância.

A tampa do aparelho também da um ar de facilidade ao segurar o aparelho. Ela é serrilhada e de plastico e não fica mancha nenhuma e não pega poeira fácil, como no Passport tradicional.

Câmera

camera-passport-silver

Outro fator que também achei ótimo e uma boa mudança no visual do tradicional, é a disposição da câmera e do flash. Na câmera vem a descrição de 13MegaPixels, já no Passport tradicional não vem essa informação. A câmera não mudou em performance para o tradicional, a diferença é somente visual, pois as características internas são a mesma do Passport preto quadrado.

Carcaça

O aço inoxidável que cobre o aparelho na sua carcaça é simples e bem mais resistente ao original, pois nota-se que ele cobre todo o aparelho com essa proteção, não somente as laterais como no Passport tradicional, ela pega toda a frente, cobre o teclado, passando pela parte traseira do aparelho, pela parte superior, as áreas arredondadas até a parte inferior cobrindo o teclado em cima e por baixo no carregador USB. A tampa de proteção do NanoSim também é da mesma cor do aparelho porém é de plástico, um material menos resistente para embelezar o aparelho somente.

Teclado

teclado-silver-edition-tradicional-bbmagazine

O teclado conforme falamos, possui uma proteção do Aço da carcaça, cobrindo por toda sua lateral e entre-linhas. Também achei ele mais macio ao tradicional que se torna um pouco mais clicável (audivel) porém suas características são as mesmas do Passport Tradicional, possui um teclado touch e sensível ao toque podendo ser utilizado para navegar entre as telas, navegador, lista de aparelhos e etc…

Veja a galeria de fotos:

  • Camera do Passport tradicional
    Camera do Passport tradicional
  • Câmera do Silver Edition
    Câmera do Silver Edition
  • 2 grandes Alto-falantes
    2 grandes Alto-falantes
  • Botões de Volumes e Play
    Botões de Volumes e Play
  • Botão Power e conector do fone
    Botão Power e conector do fone
  • Tampa serrilhada
    Tampa serrilhada
  • Tampa serrilhada
    Tampa serrilhada
  • Tampa do Tradicional e do SE
    Tampa do Tradicional e do SE
  • Teclado bem protegido
    Teclado bem protegido

 

Especificações básicas

As especificações técnicas do Silver Edition são praticamente as mesmas do Passport Tradicional, com algumas ligeiras alterações nas dimensões e no peso do aparelho.

O Passport Silver possui um processador Qualcomm Snapdragon 801 com CPU 2.2GHz Quad-Core com um Adreno 330, GPU de 450MHz, juntamente com 3GB de RAM, 32GB de memória interna, expansível até 128GB com suporte pra cartão MicroSD.

No display, possui um vidro Gorilla 3 4,5 polegadas, resolução de 1440×1440 executado em 453PPI.

Na bateria, possui uma de 3450mAh, assim como no Passport Tradicional, não removível. Câmera de 13mp com OIS e Back Side Illumination capaz de gravar vídeo em 1080p e a câmera frontal de 2mp com foco fixo e filmar em 720p.

hardware-blackberry-silver-edition-placa

Possui também saída USB On-The-Go, com suporte a SlimPort e saída HDMI, bem como Wi-Fi Direct, Miracast, antena para Rádio FM e NFC.

Veja abaixo as dimensões dos aparelhos entre o Passport Silver Edition, BlackBerry Passport da AT&T e o Passport tradicional:

dimensoes-blackberry-silver-edition

Abaixo encontramos também as especificações da LTE dos 3 modelos do Passport pra facilitar a sua vida na hora de comprar uma versão que seja compátivel com a frequencia 4G no Brasil. Veja:

ltes-blackerry-passports

Ps.: Aqui nós testamos com o modelo SQW100-4 que funciona 4G perfeitamente, então, caso queira comprar, escolha este modelo como característica ok?

Para finalizar, não irei aqui falar sobre o sistema operacional que todos sabemos, ele vem internamente instalado o BlackBerry OS10.3.2 e você pode ver o review do sistema operacional neste link.

Veja nossa qualificação sobre o aparelho.

prosPrós: É uma versão bem robusta para o Passport como podemos notar.

Diferente da versão tradicional somente na parte visual mesmo, porém eu achei muito mais interessante e melhorada, com uma boa pegada no aparelho, o visual trás também a beleza e características de modelos mais atuais e mais moderno. Eu senti um grande prazer ao utilizar o aparelho tanto no dia-a-dia quanto em qualquer outro momento, principalmente ao dirigir que senti que não atrapalha e também não escorrega da sua mão. A tampa serrilhada te dá maior segurança ao segurar o aparelho, bem diferente do modelo tradicional com a tampa emborrachada e lisa, além de não ficar filtrando sujeiras e poeiras a toa. A câmera também com um belo enquadramento e boa disposição, alocando em diferente posição entre a câmera e o flash. Também achei a tampa do sim card fácil de retirar, bem mais fácil e menos dura do que do modelo tradicional, e sente-se que não vai quebrar como no modelo anterior.
As pontas curvas deixam a estética mais simplista e mais bonita, além de moderna, com sua carcaça toda em aço protegendo totalmente o aparelho e principalmente o teclado. A disposição do falante auricular eu também achei ótima e bem mais visível, além de um pouco maior ao modelo anterior. Os botões laterais também são mais macios assim como o teclado com suas teclas mais macias. Enfim, esses são os prós, simples melhorias estéticas.

 

contrasContra: Eu acho que não tem muito o que ser do contra deste aparelho, afinal, estamos falando do BlackBerry Passport mais melhorado esteticamente. A única coisa que achei que poderia mudar seria colocarem um conector HDMI a parte fora o conector USB, como possui no Z30 e Z10 ou Q10, isso facilitaria a nossa vida ao plugar em uma TV por exemplo, ajudaria bastante.

Outra coisa que achei um pouco mais complicado foi na abertura. Eu por ser técnico em eletrônica e trabalhar com isso, achei o Passport tradicional bem mais simplista no que se trata em trocar a bateria por exemplo, ou trocar o teclado ou algum periférico interno. Alias, a troca da bateria é uma das coisas mais chatas desses aparelhos que possuem a bateria não-removível. Pois, para chegar até a bateria é fácil, o chato é você ter que descolar a bateria que vai colada na parte traseira da tela/display e isso pode prejudicar caso você encontre algum técnico que não tenha a noção de como lhe dar com isso. Ao aquecer para soltar a cola é preciso tomar muito cuidado com o grau que vai utilizar, pois um grau a mais pode prejudicar a bateria estourando suas células e isso é um prejuízo e tanto para o cliente e, principalmente, para o técnico, que muitas das vezes acaba omitindo tal informação e o cliente que paga o pato.

Bom galera, acho que é isso. O review está ai pronto para leitura, como disse no começo, nada de espetacular diante das características internas do passport original, são apenas mudanças estéticas no visual mesmo.

 

Gostaram ?? Comente =)