BlackBerry Z3

blackberry-z30-bbmagazine

Iaee galerinha

Mais um review pra galera, dessa vez recebemos um BlackBerry Z3, um aparelho feito exclusivamente para o merdao Indonésio, sendo o primeiro produto feito entre a parceria da BlackBerry com a Foxconn. O tempo de criação desse modelo foi questão de poucos meses para sua produção e iremos abaixo falar um pouco dele.
Não irei colocar muito, apenas falaremos das especificações técnicas do aparelho, seu hardware, sua aparencia e algumas impressões nossas, até porque não tem muita coisa a se falar desse modelo, ele é muito puro e simples, mas que não deixa a desejar em suas funcionalidades.

Letsss Gooooo

Primeiro, aonde comoprar?

Você pode comprar com nosso parceiro na loja www.vendasblackberry.com.br. Ao entrar em contato, diga que viu o anuncio no BlackBerry Magazine ok?

Sobre o Z3

No lançamento no ano passado ele foi disponibilizado em uma versão ilimitada, a edição BlackBerry Z3 com a inscrição “Jakarta” na parte de trás do aparelho para comemorar o lançamento do primeiro smartphone BlackBerry construído especificamente para o mercado Indonésio.

z3-jakarta-traseira-bbmagazineSabemos que na Indonésia os usuários de BlackBerry são praticamente assíduos, lá em sua maioria usam os BlackBerrys e, a BlackBerry sabendo disso, lançou este modelo exclusivo pra eles.

O Z3 Jakarta Edition não possui as especificações mais tops dentre os modelos já lançados desde o Z10, mas ele faz tudo o que os tops fazem e não deixa a desejar, foi criado especialmente para o uso do dia-a-dia para a produtividade como a parte de “se comunicar”. Não perde em serviço e suas funcionalidades agradam qualquer gosto.

Não é um aparelho criado para diversão, tipo instalação de games ou coisas relativas a isso, é um aparelho criado mesmo para o trabalho, recepção e envio de e-mails, envio de mensagens em BBM, WhatsApp ou outro, navegação na web e redes sociais e mantem todos os recursos que o sistema operacional 10.2 pode oferecer (também vai receber o 10.3.1 em breve) e o melhor, o seu excelente preço acessível para qualquer pessoa, não só na Indonésia, bem como em outras regiões..

Especificações e Características

z3-especificacao-blackberry-magazine

O Z3 não possui um hardware superpoderoso como estamos acostumados a ver no Z30 ou Z10, mas tem o que precisa para manter o sistema operacional 10 funcionando sem nenhum problema.

Sua tela LCD de vidro liso de 5′ polegadas não deixa a desejar em nenhum aspecto, o tamanho se compara ao Z30. Por trás dela você encontra um processador de 1.2GHz Qualcomm Snapdragon S4, com 8GB de memória interna e 1,5GB de RAM.

BATERIA

Uma bateria grande de 2500mAh. Consegui utilizar durante praticamente um dia inteiro o aparelho sem perder qualidade e velocidade nas tarefas executadas e ao final do dia estava com praticamente 14% de carga restante, portanto, a bateria possui uma boa carga para te manter ligado e conectado durante seu dia de trabalho, ou dependendo, até 2 dias. Lembrando, a bateria não é removível, portanto, não há a possibilidade de retirar nem de trocar facilmente como outros modelos anteriores.

LTE
Ele não possui uma LTE específica, até porque ele foi criado exclusivamente para o mercado indonésio e direcionado a eles, por isso não foi feito nenhuma LTE especifica e ele não funciona 4G no Brasil, portanto, caso tenha interesse de compra, saiba que ele só vai funcionar no 3g por aqui, nada mais além disso.

A única especificação que ele vem é o STJ100-1, mas unicamente para o mercado indonésio.

PESO, TELA E TRASEIRA

O Z3 é um pouco mais leve do que o Z30, enquanto o Z30 possui 170g o Z3 possui 164g portanto é um aparelho leve e que cai bem na mão e não é escorregadio, tudo graças a sua texturização ao seu redor e também não é fino demais para perder ele de vista, pode até parecer um pouco grande com usuário de mãos pequenas, mas a tela é uma ótima aliada a leitura de textos, pois é grande, assim como no Z30, a leitura é boa e perfeita. Não possui também a mesma qualidade de vídeo como a tela Super AMOLED do Z30, por ser de vidro, mas não deixa nada a desejar em questão de leitura, qualidade e usabilidade.

A tampa traseira é feita com um plástico texturizado soft-touch com o logotipo clássico da BlackBerry no centro e a tampa não sai ou abre, sendo a bateria não removível.

especificacoes-gerais-bbz3-bbmagazine

Já li anteriormente em outros foruns e blogs sobre o Z3 e vi pessoal reclamando que há um pouco de dificuldade em relação aos gestos e toques na tela, principalmente ao deslizar com os dedos de baixo para cima (sair de um app) e de cima para baixo (mostrar ou abrir o menu), as vezes ficam passando e não da nenhum comando tendo a necessidade de passar por algumas vezes até que o comando seja reconhecido.
Eu particularmente não tive esse problema, não vi problema nenhum quanto ao uso desses recursos e do touch em si, isso é balela ou pode ser que o touch desse pessoal que passa por esse problema não esteja 100% calibrado, vai saber.

O Z3 também possui o BNS (BlackBerry Natural Sound), como vimos nos modelos anteriores como o Z30 também tem, para dar uma experiência muito mais realista de escuta em coisas como BBM Voice ou em uma ligação.

Também vem com um sintonizador de rádio FM incorporado e permite ser usado com um fone de ouvido como antena.
ENTRADA PARA SIM CARD E CARTÃO DE MEMÓRIA MICROSD

No lado direito do aparelho possui uma tampa, ao abrir vemos as entradas do chip SIM CARD e do Cartão de memória MicroSD (expansível até 64gb, porém creio que aceita mais do que isso, principalmente com o novo sistema em breve OS10.3.1 que da mais suporte a memória externa).
CÂMERA

O Z3 possui uma câmera traseira de 5MP enquanto a câmera da frente é de apenas 1.1MP, é uma miséria de pixels, mas dependendo do ambiente ela não perde muito a qualidade e da pra fazer alguns selfies muito bem, utilizando-se a luz certa você vai acabar gostando.

camera-blackberry_z3-bbmagazine

Eu acho que poderiam melhorar mais no que diz respeito a qualidade de imagem e da câmera no Z3, a BlackBerry acabou pecando nesse quesito e devem achar que os indianos não tiram foto ou não existe lugar muito legal para se tirar por lá, e acabaram jogando esses míseros pixels só para não ficar sem mesmo, era melhor ter deixado sem nada.

Veja uma foto tirada com o BlackBerry Z3 (clique para ampliar)
foto-blackberry_z3-bbmagazine

Pelo menos na parte traseira acompanha o Flash, seria um desenvolvimento perdido caso não tivesse esse Flash traseiro, foi salvo pelo gongo.

Na minha opinião nessa parte pecou muito.

CONECTIVIDADE

Vem equipado com o Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth e GPS, até mesmo apoio ao Miracast e Wi-Fi Direct.

Também possibilidade de se conectar atrás de VPN (rede privada virtual) e outros serviços de conectividade como Mobile Hotspot e Internet Tethering.

Outra coisa que fiquei intrigado é a falta do NFC, um recurso de suma importância hoje em dia em aparelhos mais modernos, mas a BlackBerry achou interessante e necessário a ausência dessa tecnologia nos aparelhos da Indonésia. Agora eu te pergunto, PORQUE ???

SOM

O aparelho possui duas saídas de som, um para o auricular interno de ouvid e outro para o alto-falante que fica, especificamente, na parte traseira do aparelho na tampa na parte inferior, veja na foto:

som-falante-z3-bbmagazine

A qualidade do som também não é uma das melhores, achei baixo, mas o suporte de equialização do OS 10.3.1 pode ajudar um pouco nesse probleminha, mas para uma recepção de chamada não há como não ouvir, pelo menos nisso não tem o que reclamar.

Para músicas e vídeos não é uma boa,  recomendo o uso do fone de ouvido que, com o auxilio do Booster de som para fone de ouvido ele tem uma qualidade melhor e mais alta.

Veja mais fotos
especificacoes-gerais-bbz3-bbmagazine-2

BOTÕES LATERAIS

Os botões laterais esquerdos são os 2 botões de voluma (+ / –) e, uma diferença entre os outros aparelhos é o botão de On/Off, que veio do lado esquerdo e não na parte de cima como de costume em outros modelos lançados, como você pode notar na imagem acima.

Achei um pouco fora do padrão se colocar o botão de energia do lado esquerdo, por padrão em muitos aparelhos ou é na parte de cima dos aparelhos ou do lado direito, nos BlackBerrys poderiam manter o padrão e deixar na parte de cima, até porque na parte superior do aparelho ficou apenas o conector de fone de ouvido, nada mais além disso, ficou sozinho, um botão de power on/off ali ficaria mais a carater, mas nada que não se acostume.

IMG_20150111_115947

Na parte inferior possui somente a entrada micro USB para sincronismo de dados e carregamento.

Como de costume, a BlackBerry acabou lançando o aparelho sem entrada HDMI também. Outra falha, pois um aparelho FullTouch deveria vir com um HDMI pra facilitar a interação entre o aparelho e uma TV por exemplo, mas enfim.

Sistema Operacional

Ele vem com padrão de fábrica equipado com OS10.2.1, porém espera-se que seja atualizável assim que o OS10.3.1 estiver disponível.

O device vem com um design simples, sem muitos detalhes minimalistas, é simples e objetivo, somente para uso, não é um aparelho que você vai andar na rua com ele e todos vão ficar olhando e falando “nossa que lindo”, não. Ele é puramente utilizável para executar o que foi feito pra fazer, puramente para trabalho do dia-a-dia e que não exija muita performance, veja nossa avaliação…

prosPrós: é um aparelho que faz tudo oque você necessita, feito para trabalho, para o uso do dia-a-dia sem a necessidade de utilizar recursos infinitamente rápidos, ótimo para e-mail, ótimo para redes sociais, uma boa qualidade de som no auricular e no falante, seu teclado virtual não perde para seus antecessores nem os sucessores, com sua tela grande o teclado virtual também tem uma ótima pegada na digitação sem se atrapalhar nas letras, além de possuir a opção de Predicção que facilita muito na conclusão da palavra ou frase a ser digitada. A tela grande ajuda na visualização de videos e fotos e também para capturar imagens e bom também para leitura. Ponto positivo também para sua bateria de 2500mAh que segura bem a carga e o uso do dia-a-dia, ganhando até mesmo do Q10 que possui uma de 2100mAh.

contrasContras: não possui um hardware potente como deveria, não possui NFC e nem MicroHDMI do qual são essenciais para aparelhos touch onde o sincronismo com uma TV via HDMI se torna necessário em alguns casos específicos. O botão do lado esquerdo que está fora do padrão, mas pode-se acostumar com a idéia. Também não gostei da câmera de 1.1MP frontal do qual poderia pelo menos também ter mantido o padrão de 2.0MP. A câmera de 5MP não é ruim, mas poderia também ter sido melhorada. Acho que a parceria da Foxconn deveria ter tido um primeiro passo mais ousado.

Concluindo…

É um aparelho barato, de baixo custo e com seu hardware equivalente a seu valor, baixo. Executa suas tarefas perfeitamente mesmo com o hardware bem inferior a outros modelos do BlackBerry 10 e é um aparelho voltado, como já falei, pra quem quer apenas a comunicação limpa, utilização básica e que não exige muita potência em um aparelho, além de ter uma ótima bateria, é um aparelho para uso básico mesmo mas que não perde a qualidade.. Acho que os indonésios não são muito exigentes como nós…

Aonde comprar mesmo?

Podem comprar com nosso amigo no site www.vendasblackberry.com.br, ao entrar em contato diga que viu o anúncio em nosso portal BlackBerry Magazine.

Bom, é isso ai galera, mais uma vez a BlackBerry Magazine saindo na frente dos portais nacionais sobre o tema, então, acompanhe sempre nossas postagens pois sempre tem coisa nova por aqui, podem acompanhar pelo Facebook, Twitter ou até pelo Canal BBM.

Gostaram do Review??

Comentem =)