BlackBerry Z30

IMG_20140314_115320

Iaeee galerinha.

O que falta no Brasil são reviews, certo? Então nós cuidamos disso pra você. Aqui você pode encontrar reviews de vários modelos de BlackBerry, desde os antigos até os mais novos, então é a hora do BlackBerry Z30 entrar na lista de Reviews da BlackBerry Magazine.

Adquiri recentemente um BlackBerry Z30, e digo uma coisa, se o Z10 e Q10 são ótimos, o Z30 é perfeito..

Veja abaixo um pequeno e rápido review sobre ele e tire suas conclusões.

Tela

A iniciar pela sua tela que é enorme, em comparação lembra um pouco o Samsung S4, a nitidez é perfeita, ela utiliza uma tela Super AMOLED, diferente do Z10 e Q10 que é uma tela AMOLED, mas não é Super. A diferença é grande, pra quem entende vai perceber. A tela de 5’ polegadas com resolução de 1280×720 com 225 de ppi.

Memória

2 GB de RAM, 16 GB de memória Flash (memória interna), suporta MicroSd de até 64 GB

Processador

Dual Core 1.7 GHz Snapdragon Quad-core Adreno GPU

Sistema Operacional que acompanha o aparelho

BlackBerry OS 10.2 (não é 10.2.1)

Conectividade

Ele possui compatibilidade com Sistema 4G (caso queira importar, procure a LTE STA100-2, que é a compatível com o 4G Brasileiro. Existem outras LTEs mas que são compatíveis com outras regiões). Para saber mais sobre as LTEs, clique aqui.

Veja outras especificações básicas

z30-especificacoes-bbmagazine

O aparelho é muito completo, a sua tela é mais ou menos 35% maior do que o Z10, porém na prática, na sua pegada ele chega a ficar mais ou menos 20% maior apenas na sua mão, ou seja, não é tão grande, mas também faz uma pequena diferença na pegada. As vezes é mais conveniente você digitar com as duas mãos, coisa que no Z10 você consegue digitar facilmente usando apenas uma das mãos.

O teclado

IMG_20140314_135325

O teclado ficou um pouco maior do que no Z10.

Apesar de eu, em particular, não ser muito fã de aparelhos touchs, prefiro muito o Q10 por conta do seu teclado físico, mas o teclado virtual do BlackBerry Z30 é maior que o Z10, isso facilita muito na hora da digitação, faz com que você erre menos. Nos meus testes, digitando o mesmo texto nos dois modelos, acabei por digitar mais rápido e errar menos no Z30 do que no Z10.

Claro que as predicções facilitam muito a utilização desse teclado. Até porque sabemos que os teclados virtuais dos BlackBerrys 10 são os mais inteligentes entre qualquer outro modelo de Smartphone disponível no mercado, por conta da predicção.

Veja a diferença de tamanho entre os dois teclados Virtuais do Z30 e Z10:

IMG_20140314_135701

Pela imagem da pra perceber a diferença de tamanho.

O Acabamento

O aparelho veio com um design bem diferenciado. As cores dele são da mesma cor do BlackBerry Porsche Design P´9981. Seu tamanho é mais ou menos 20% maior do que o Blackberry Z10..

IMG_20140314_142203

Ele tem a mesma finura do Z10, mas seu acabamento se destaca entre os dois, pela cor, ele da um tom mais agradável no visual.

IMG_20140314_140813

Na imagem acima vemos os botões de volume e o play/pause.

Mais abaixo vemos duas entradas de fone, dos quais servem para diminuir os ruídos na fala e na recepção, dando uma melhor performance na saida e entrada de vóz. Ambos podem trabalhar para oferecer uma melhor qualidade de vóz, mas é algo que qualquer outro aparelho BlackBerry 10 pode oferecer.

Bateria

IMG_20140314_143253

A bateria dele veio com maior capacidade, de 2880 mAh, do qual sua economia de bateria é muito superior aos modelos anteriores, inclusive o Q10, que tem uma bateria de 2100 mAh.

A durabilidade da bateria em ligação dura até 18h ininterruptas, ou seja, você pode falar por quase 1 dia inteiro sem que a bateria acabe. Em standby dura em média 16 dias, e até 90 horas de uso ininterruptas de audio (mp3) e 12h de reprodução de vídeo ininterruptas. Eu poderia ficar até 2 dias direto utilizando o aparelho na rede Wi-fi sem parar e sem precisar carregar a bateria.

A tela também ajuda bastante na ergonomia da bateria, graças a um layout de pixel chamado S-Stripe, o mesmo utilizado nos Galaxys Note 2.

Saindo um pouco da bateria, falando sobre o audio, eu achei que ele tem um ótimo audio, com som de saída melhor do que o Z10 ou o Q10, mais alto e agudo, qualidade bem diferenciada.

Editado 16/03/2014

Fiz um teste com o Z30, o Z10 e o Q10 na sexta-feira mesmo durante todo o dia horário comercial, em se tratando de bataria, todos os 3 aparelhos conectados na rede 3G, sem wifi ligado, o Z30 teve melhor performance, no final do dia o Q10 estava com 21% da bateria, o Z10 estava com 15% e o Z30 estava com 47%. Ou seja, no teste de bateria ele saiu na frente, e muito bem.

O Sistema

IMG_20140314_142523

O Sistema Operacional BlackBerry 10 todo mundo conhece já, de tanto falarmos por aqui.

O Z30 não vem com OS atualizado 10.2.1, mas já vem com o 10.2.

Mas, há atualização já disponível para o 10.2.1, como todos sabemos já falamos dessa atualização aqui, e o Z30 não está fora dos padrões dessa atualização.

Você pode saber mais sobre o BlackBerry OS 10.2.1 clicando aqui.

Enfim, recomendamos totalmente o BlackBerry Z30, é uma perfeita aquisição.

Tem um vídeo rolando no youtube onde um fanático pelo iPhone utilizou, durante 1 semana, um Z30, o mesmo disse que achou fantástico e que possivelmente vai adquirir e mudar pra nova plataforma.

Um amigo meu, que a vida toda utilizou um iPhone, hoje ele possui um 4S, acabou usando por alguns minutos meu Z30 e ficou apaixonado, mas disse só não adquirir um por conta da filha que tem um iPhone e eles precisam conversar, senão ele ia ter que comprar um BlackBerry pra ele e pra filha, mas que disse que poderia mudar facilmente.

Quem usa BlackBerry Z10 ou Z30 não quer mudar jamais, é um sistema muito poderoso.

Um outro amigo que utiliza iPhone me questionou do porque eu acho que BlackBerry é melhor que iPhone. Eu simplesmente disse sobre Usabilidade. A usabilidade do BlackBerry é melhor do que no iPhone, em vários fatores. O mesmo veio me desafiar de que o iPhone copia um texto e que pode ser colado em qualquer lugar no aparelho, isso se chama Área de Transferencia, onde o BlackBerry possui o mesmo, um texto selecionado e copiado você pode colar em qualquer lugar. Desafiei ele em digitar um texto na mesma velocidade que eu digito o mesmo texto, ele com iPhone e eu com o Z10, na época. Em disparado acelerei uns 3 minutos na frente dele, pois o teclado do BlackBerry 10 é muito inteligente, não se compara com nenhum outro smartphone.

IMG_20140314_161028

Outra coisa é sobre a velocidade de se chegar em algum lugar. Enquanto no iPhone você tem que pressionar o botão menu e ir até o leitor de e-mail, no BlackBerry você arrasta o dedo pra cima e pro lado e já chega no BlackBerry Hub, sem complicação, você ganha segundos a frente do iPhone, ou qualquer outro smartphone, seja ele equipado com Android ou Windows Phone, não se compara a usabilidade do BlackBerry 10.

Nem tudo são mil maravilhas…

A única coisa que eu não gostei nesse Z30 é na parte da tampa, pra tirar a tampa é um pouco complicado, você precisa fazer uma certa força e, se não tiver unha pra isso pode ficar praticamente impossível, ou utilizar uma paleta pra ajudar, uma paleta de plastico, se utilizar uma de ferro ou metal pode arranhar a carcaça ou até quebrar a tampa, eu achei um pouco chato essa parte.

A outra, que eu tanto já reclamei anteriormente nos iPhones, é sobre a bateria. Nesse modelo não se tira a bateria como se tira nos outros modelos. Ela fica embaixo do chassi, caso de algum problema você precisa abrir ele totalmente, arrancar os parafusos pra soltar a bateria, lembra um pouco o mesmo procedimento da bateria do Motorola XT910, isso realmente é um saco, mas não tira a beleza do aparelho.

Acho que esse probleminha é mais por conta de que não é necessário tirar a bateria do aparelho pra fazer nada, uma vez colocado o chip de memória e o micro chip do sim card da operadora, não há mais a necessidade de abrir o aparelho.

Mas poderia ser melhorado essa dificuldade da tampa pelo menos, a bateria até que não é tão ruim, só é ruim quando ela não estiver mais dando carga e você precisar troca-la.

Tirando esse problema, que é mais um problema técnico e não tem nada a ver com o aparelho em si, sua usabilidade e sua aparencia, sua utilização, velocidade e em processamento.

Bom galera, é isso..

Qualquer comentário é bem vindo =)

Comentem então =]

  • Emidio Britto

    Pena que a BlackBerry vai usar o Android e abandonar o OS 10. Vão trocar o certo pelo duvidoso…

  • vai não.. bb10 vai se manter firme e forte !!

  • marcio nunes

    boa tarde, preciso de uma ajuda e vi que esse site tem a maior e melhores informações sobre os celulares da blackberry. sempre gostei da marca desde do primeiros aparelhos já tive uns 5 aparelhos da blackberry, mas agora tive a oportunidade ter um aparelho z30.
    fiz alguns procedimento pela internet com instalar o google play o blackberry google id e mais alguns aplicativos, mas ele vive dando erros com ” o google play services não e compatível com o seu dispositivo entre em contato com o fabricante” quando entro em alguns aplicativos.
    Por favor se possível me mande um tutorial com links para baixar os programas certos e se for preciso ate reseto o aparelho de fabrica para fazer o correto.
    desde já agradeço e fico no aguard0

  • bom dia marcio
    sim realmente alguns apps do android necessitam do play service infelizmente por enquanto não tem o que se fazer quanto a isso. em alguns quando aparecer essa mensagem basta tocar fora da caixa ao invez do botão OK assim a mensagem desaparece e você consegue usar o app normalmente…
    em breve estarei postando alguma coisa sobre isso e uma possível solução “hack” para isso.

  • Paulo Verardi

    Maluco, e o snap da Red love label?

  • ainda funciona